Universidade e vida

TRADUÇÃO LIVRE – Ammá Maria Ângela de Melo Nicolleti
FONTE - http://www.unav.es

Por motivo da nova lei do aborto na Espanha, os Decanos das Faculdades de Medicina, Enfermagem, Ciências e Farmácia, e o Diretor Geral da Clínica da Universidade de Navarra queremos propor e compartilhar uma reflexão serena sobre uma realidade complexa que transcende os limites de nosso país e o presente que nos cabe viver.

Aplaudimos que a humanidade tenha avançado tanto ao longo da História, entre outras razões, porque nos equivocamos muito. Todos. Todos temos alguma responsabilidade diante da História e 2009 pode ser marcado, como em seu momento foi a abolição da escravidão e como oxalá logo seja a derrota da fome e da pobreza.

Compreendemos o sofrimento de muitas mulheres diante de uma gravidez imprevista. Necessitam de um apoio que somente pessoas com coração podem dar... e há muitas pessoas assim. A defesa dessas mulheres clama à nossa consciência e um olhar compassivo nos lembra que outro ser humano faz parte, no entanto, dessa tragédia numa posição de maior fraqueza. O avanço científico nos brinda hoje dados-chave desconhecidos em boa parte do século XX. Que coragem social demonstramos com essa evidência a partir dos ambientes universitários, políticos, económicos…

Nós nos negamos a solucionar a tragédia de uma gravidez indesejada com a tragédia ainda maior do aborto. Negamo-nos a incorporar as técnicas abortivas aos conteúdos da educação. Comprometemo-nos a formar profissionais para curar, investigar e ajudar.

Nosso sonho é que a educação e a informação cheguem a todas as mulheres. Saber que é um direito.

Nosso sonho é que uma mulher grávida nunca se encontre sozinha, mas que o pai e o filho também sejam levados em conta. A vida que começa é assunto de três.

Nosso sonho é que a luta política e a legislação se confrontem pela defesa dos mais fracos, o filho e a mãe. Uma sociedade que protege o fraco é forte.

Nosso sonho é facilitar que pais incapazes de asumir uma criança encontrem outros que possam e o desejam. Uma solução para os problemas.

Nosso sonho é que logo se estude como histórico o triunfo de uma humanidade valente que superou o aborto como superou a escravidão. O orgulho de ser humano.

Nosso sonho é que nós, homens e as mulheres, tomemos decisões hoje que nossos filhos aplaudam amanhã. Podemos transmitir mais do que aquilo que herdamos.

Nosso sonho é que a medicina, a enfermagem, a biología, a farmácia e a universidade em geral sejam aliados da vida.

A história julgará nossa passividade cúmplice ou nosso compromisso solidário com o fraco. Não há melhora sem mudança. Hoje é o dia de mudar na Espanha, na Europa e no mundo.

Declaração assinada por:
José Andrés Gómez Cantero, Diretor Geral da Clínica Universidad de Navarra;
María Pilar Civeira, Decana da Facultad de Medicina;
Iciar Astiasarán, Decana da Facultad de Farmacia;
Ignacio López Goñi, Decano da Facultad de Ciencias;
Mercedes Pérez, Diretora da Escuela de Enfermería
Pamplona, 15 de dezembro de 2009