Cristo, médico da alma e do corpo (CIC § 1509)

“Curai os enfermos!” (Mt 10,8). A Igreja recebeu esta missão do Senhor e esforça-se por cumpri-la tanto pelos cuidados aos doentes como pela oração de intercessão com que os acompanha. Ela crê na presença vivificante de Cristo, médico da alma e do corpo. Esta presença age particularmente por intermédio dos sacramentos e, de modo especial, pela Eucaristia, pão que dá vida eterna [cf. Jo 6,54.58] a cujo liame com a saúde corporal São Paulo alude [cf. 1 Cor 11,30].

Reflexão: Após a ressurreição, Jesus apareceu aos Apóstolos e lhes disse: "Como o Pai me enviou, assim também Eu vos envio" (Jo 20, 21). A missão que Jesus recebeu do Pai, de tornar presente entre os homens o Seu amor salvífico, Ele o transferiu à Sua Igreja, A missão de Jesus e da Igreja é a salvação dos homens, e esta é a vontade do Pai (cf. 1Tm 2, 4). Ao se despedir dos Apóstolos, Jesus ordenou que eles: "impusessem as mãos sobre os enfermos e eles ficariam curados" (Mc 16, 16-18). Já mesmo durante a vida pública de Jesus, os Apóstolos puderam testemunhar o poder curativo que Ele lhes dava: pregavam e curavam os doentes (cf. Mc 6, 13; Lc 9, 6).

Na vida dos Apóstolos, as curas aconteciam pelo poder do nome de Jesus e do Seu Espírito. Era o Senhor confirmando a pregação apostólica com sinais e prodigios (cf. Mc 16,20). Pedro cura um coxo de nascença, com mais de quarenta anos de idade (cf. At 3,1; 4,22); a sombra de Pedro, passando por sobre os doentes os curava; Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo (cf. At 5, 12-16; 19, 11-12).

Depois dos Apóstolos, a Igreja continuou a exercer os dons de cura; é conhecida a fama dos santos, dos místicos, por suas curas em favor do povo. Com o passar do tempo, associou-se a santidade ao fato de se realizarem curas em benefício dos enfermos. Esta idéia da santidade unida a fatos prodigiosos, manteve-se firme por vários séculos na Igreja: ser santo era operar prodígios e curas.

Na provação pela doença é preciso que ofereçamos a ajuda aos irmãos que sofrem, não somente através de nossas orações, mas com nosso trabalho dedicado e caridoso. Ajudemo-los a se encontrar com nosso Senhor Jesus Cristo no momento da doença e da velhice.