Um sacramento dos enfermos (CIC § 1511)

A Igreja crê e confessa que existe, entre os sete sacramentos, um sacramento especialmente destinado a reconfortar aqueles que provados pela enfermidade: a Unção dos Enfermos.

Esta unção sagrada dos enfermos foi instituída por Cristo nosso Senhor como um sacramento do Novo Testamento, verdadeira e propriamente dito, insinuado por Marcos [cf. Mc 6,13] , mas recomendado aos fiéis e promulgado por Tiago, Apóstolo e irmão do Senhor [Conc. de Trento, 14ª sessão, Doctrina de sacramento extremae Unctionis, c. 1: DS 1695; cf. Tg 5,14-15] .

Reflexão: O Sacramento da Unção dos Enfermos, como a Igreja Católica professa e ensina pelo Concílio de Trento, é um dos sete Sacramentos do Novo Testamento, que foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme se pode entrever numa passagem do Evangelho de São Marcos.

"Deste texto deduz-se com evidência que o costume, da Santa Igreja, de ungir os possessos ou qualquer outro doente com óleo consagrado pela bênção do Bispo nos foi entregue pelos Apóstolos." (Escola Mater Ecclesiae, Curso por correspondência sobre os sacramentos, pág. 172 e 173, Dom Estévão Bettencourt).

Baseado nos textos bíblicos de Marcos e da Carta de São Tiago, a Igreja afirma que a Unção dos Enfermos é um sacramento instituido por Jesus Cristo.