Um enfermo pode receber mais de uma vez a Unção dos Enfermos (CIC § 1515)

Se um enfermo que recebeu a Unção dos Enfermos recobrar a saúde, pode, em caso de recair em doença grave, receber de novo este sacramento. No decorrer da mesma enfermidade, este sacramento pode ser reiterado se a doença se agravar. Permite-se receber a Unção dos Enfermos antes de uma cirurgia de alto risco. O mesmo vale também para as pessoas de idade avançada, cuja fragilidade se acentua.

Reflexão: Aqui aparece um elemento novo sobre esse sacramento. Veja que "a UE pode ser reiterada durante a mesma doença, desde que se agrave o estado de saúde do paciente.

É importante ainda notar que a sagrada UE pode ser ministrada aos doentes privados de sentidos ou dos sentidos ou do uso da razão, desde que se possa crer que a pediriam se estivessem no pleno gozo das suas faculdades. Se houver dúvidas quanto à morte, visto que entre a morte clínica e a morte real há um lapso de tempo, a UE pode ser conferida sob condição ('Se estás vivo,....') duas ou três horas após a morte clínica, [que é atestada pelo médico após haver averiguado devidamente os sintomas de cessação da vida da pessoa, podendo haver em alguns casos reativação do paciente.]

Contudo o sacerdote chamado para assistir ao enfermo que já tenha falecido, reze a Deus por ele, a fim de que o absolva de seus pecados e o receba misericordiosamente em seu Reino; não lhe administre, porém, a sagrada Unção." (Escola Mater Ecclesiae, Curso por correspondência sobre os sacramentos, pág. 175, 176 e 177, Dom Estévão Bettencourt).

Para refletir:  Amigo, procuremos afastar qualquer superstição a respeito da Unção dos Enfermos. Ninguém vai morrer só por receber este sacramento. Ao contrario, qualquer inquietação que o doente possa sentir ao saber de seu estado será rapidamente acalmada pelas graças do sacramento, pela certeza de que Jesus, o divino médico cheio de misericórdia, está a seu lado.

Nem toda doença leva à morte mas é certo que toda pessoa vai morrer um dia. Para esse momento ninguém deve estar despreparado.

O sacramento da Unção dos Enfermos é o grande sacramento da esperança cristã. Quem o recebe deve ter a certeza de que, pela fé em Cristo que veio inaugurar um mundo novo, sem doença e sem morte e que o iniciou por seus milagres, sacramentalmente este mundo novo de ressurreição já tem início no seu corpo.