Os sacramentos da Ordem e do Matrimônio são meios de santificação (CIC § 1535)

Nesses sacramentos, os que já foram consagrados pelo Batismo e pela Confirmação [Cf. Lg 10] para o sacerdócio comum de todos os fiéis podem receber consagrações específicas. Os que recebem o sacramento da Ordem são consagrados para ser, em nome de Cristo, “pela palavra e pela graça de Deus, os pastores da Igreja [LG 11] ”. Por sua vez, “os esposos cristãos, para cumprir dignamente os deveres de seu estado, são fortalecidos e como que consagrados por um sacramento especial [GS 48,2] ”.

Quando estudamos o Sacramento do Batismo, nós vimos que por esse sacramento, os batizados foram unidos a Cristo Sacerdote, e por isso oferecem a Deus o universo inteiro como sacrifício de louvor. Portanto, quem é batizado participa do sacerdócio comum dos fiéis, ou seja, une-se a Cristo Sacerdote na oferta e no louvor a Deus. É pela vontade de Jesus Cristo, que há na Igreja esses dois sacramentos que santificam dois estados de vida: o estado sacerdotal e o estado matrimonial. Aqueles que recebem o sacramentos da Ordem, além de participarem do sacerdócio comum dos fiéis, fazem parte do sacerdócio ministerial, ou seja, são ministros qualificados de Cristo para dirigir a Igreja, para presidir a comunidade e para administrar os sacramentos. Através da suas ações esses ministros mostram a presença de Cristo na comunidade.

Veja que "os sacramentos da Ordem e do Matrimônio são meios de santificação não só para quem os recebem. Ambos são conferidos para o bem da comunidade, um para o seu crescimento espiritual e outro para o crescimento do número dos membros do Corpo Místico de Cristo. A família é lugar privilegiado do anúncio evangélico. Sustentados pela sua força, os cônjuges cristãos saberão testemunhar, de modo claro e forte, os valores humanos e evangélicos fundamentais." ( Beato João Paulo II - L’Osservatore Romano de 30-05-93)

Amigo ouvinte, como somos felizes por pertencermos à Igreja que não só através dos seus sacramentos acompanha todos os seus membros nas diferentes etapas de sua vida, desde o nascimento até a morte, como também os estados de vida, tanto matrimonial quanto sacerdotal!

É importante que os nossos jovens, no momento de fazerem sua opção de vida, se orientem, que frequentem grupos vocacionais que os ajudem tanto no discernimento e orem, pedindo as luzes do alto para fazer uma escolha de acordo com a vontade de Deus. A felicidade está muito ligada a uma escolha acertada.