II. A obra de Cristo na liturgia (CIC § 1088)

“Para levar a efeito tão grande obra” a saber, a dispensação ou comunicação de sua obra de salvação” Cristo está sempre presente em sua Igreja, sobretudo nas ações litúrgicas. Presente está no sacrifício da missa, tanto na pessoa do ministro, pois 'Aquele que agora oferece pelo ministério dos sacerdotes é o mesmo que outrora se ofereceu na cruz', quanto sobretudo sob as espécies eucarísticas. Presente está por sua força nos sacramentos, a tal ponto que, quando alguém batiza, é Cristo mesmo que batiza. Presente está por Sua Palavra, pois é Ele mesmo quem fala quando se lêem as Sagradas Escrituras na Igreja. Presente está, finalmente, quando a Igreja reza e salmodia, ele que prometeu: 'Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estarei no meio deles' (Mt 18,20 [SC 7] ).”

Ao falar do exercício da ação sacerdotal de Cristo, a SC refere quatro modalidades segundo as quais Cristo se torna presente na Igreja.

Antes do mais, este texto quer dizer que o contato do cristão com Cristo não se faz apenas por conhecimento e afetos (amor, admiração...), como se faria com um grande herói do passado, mas é um contato de vida com vida, que redunda numa íntima comunhão do Senhor com o seu discípulo (comparável à do tronco de videira com seus ramos; cf. Jo 15,1).

Descendo a pormenores, verificamos que Cristo se faz presente: na Missa, principalmente sob a forma sacramental do pão e do vinho consagrados; nos sacramentos em geral; na Palavra proclamada na Igreja; na oração comunitária (quando a Igreja reza).

Destes quatro modos, é claro que o mais importante, dotado de excelência própria, é o da presença eucarística. Com efeito, na Eucaristia a presença real de Jesus é um fato permanente, porque se prende a uma substância (o corpo de Cristo) que permanece. Nas outras modalidades, a presença de Cristo é passageira, porque está ligada a uma celebração ou a uma ação que passa. Os outros sacramentos possuem eficácia santificadora apenas no momento em que são administrados, na Eucaristia existe o Autor mesmo da santidade também antes do uso do sacramento.

Nos sacramentos em geral, Cristo está presente como ministro ou sacerdote. É ele quem batiza, quem absolve os pecados, quem consagra o pão e o vinho..., e não o ministro humano; este é apenas o instrumento de Cristo, que assinala a presença e a ação de Cristo Sacerdote; pelo ministro humano passa, sim, a graça divina, que vem da sua fonte Jesus Cristo.

Na palavra Bíblica Jesus está presente, pois toda a Sagrada Escritura é o Logos ou discurso de Deus aos homens. Por isso se diz que ela é um sacramental, ou seja, algo que santifica os homens não apenas na medida em que estes a compreendem com sua inteligência, mas também, e principalmente, na medida da fé e do amor com que abordam a Sagrada Escritura. As leituras bíblicas na Liturgia proporcionam assim um diálogo entre Deus e seu povo.

Presente na oração comunitária. Àqueles que se reúnem “em nome de Jesus”, o Senhor não pode deixar de responder de modo especial, pois onde está o rebanho, aí está também o Pastor; onde está o corpo, aí deve estar a Cabeça. Caro(a) ouvinte, procure participar sempre das assembléias de culto (Eucaristia, Liturgia das Horas).

Diácono Antonio Carlos
Comunidade Católica Nova Aliança