“DEVE SE PREFERIR O SERVIÇO AOS POBRES ACIMA DE TUDO” - Liturgia das Horas - OFÍCIO DAS LEITURAS

 

Meus irmãos, em São Vicente a caridade dilatou em seu coração a ponto de desde sua ordenação aos 19 anos formar grupos de senhores e senhoras a serviço dos pobres. E, duas de suas obras são seus títulos de gloria: O zelo pelas missões, fundando os Padres (Lazaristas) dedicados à formação do clero, e a com colaboração de Luisa Marillac as Filhas da Caridade e inspirou outras obras como do Beato Frederico Ozanan “As Conferências Vicentinas” (Vicentinos, como conhecemos) em seu belo serviço de visitar e socorrer os pobres em suas necessidades.
 
Aqui nos seus escritos São Vicente começa dizendo: Não temos de avaliar os pobres por suas roupas e aspecto, nem pelos dotes de espírito que pareçam ter. Mas muito pelo contrario, se considerardes os pobres a luz da fé, então percebereis que estão no lugar do Filho de Deus que escolheu ser pobre.
 
 
E nesse tempo de pandemia que estamos vivendo vimos em muitas comunidades paroquiais o esforço, zelo e dedicação desses filhos espirituais de São Vicente de Paulo. Para socorrer as famílias, sem alimento, emprego, moradias sem o básico para viver. Eu morei em varias cidades em todas me lembro do serviço e presença deles nas paróquias.
 
São Vicente continua: Com efeito, Cristo quis nascer pobre, escolheu pobres para seus discípulos... Deus ama os pobres, também ama aqueles que os amam... Visitando-os, pois, esforcemos-nos por entender os pobres os indigentes e dizer como Apóstolo: Fiz-me tudo para todos (1Cor 9,22)... Deve-se preferir o serviço dos pobres a tudo o mais e prestá-lo sem demora. Fala que até um momento de oração pode ser interrompido se for necessário socorrer um pobre.
 
A Igreja em sua Sã Doutrina nos ensina no CIC ponto 2447 “As obras de misericórdia são as ações caritativas pelas quais socorremos o próximo em suas necessidades corporais e espirituais”.
 
Meus irmãos, o coração de São Vicente foi tocado/inflamado por servir a Deus nos pobres em suas necessidades corporais, que ele interceda por nós para sermos atentos e generosos aos irmãos em suas necessidades. Oremos!
Evangelize conosco!
Sua doação Ajuda a Nova Aliança a evangelizar
 
Doe através das:
 
CHAVE PIX 31999799360
 
BANCO DO BRASIL
AG. 3491 – C/C 35371-X
 
Banco Bradesco
AG. 2404 – C/C 27073-3
 
Comunidade Católica Nova Aliança
CNPJ- 25567595/0001-92
Maria José Souza Machado
Comunidade Católica Nova Aliança
Missão São José em São Paulo / SP