Vídeo 47 – Ato de consagração – 3 Mãe da Igreja e da nossa Comunidade

1º.PONTO – CONSAGRAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

2º.PONTO – FORMAÇÃO – Jo 19,26-27

1) OS DOGMAS MARIANOS

Segundo a doutrina da Igreja Católica, Maria está associada aos seguintes dogmas de fé:

a) Imaculada Conceição – Concebida sem a mancha do pecado original. O Papa Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, fez a definição oficial do dogma da Imaculada Conceição, aos 8 de Dezembro de 1854.

b) Maternidade Divina - Maria é mãe de Deus. Porque se Jesus é Deus e Maria é mãe de Jesus, logo Maria é mãe de Deus. O Primeiro Concílio de Éfeso decretou esta doutrina dogmaticamente em 431.

c) Virgindade Perpétua - Virgem antes, durante e depois do parto. A doutrina da virgindade perpétua de Maria, que se acredita ser de fide (ou seja, defendida pelos católicos como sendo uma parte essencial da fé), afirma que Maria era virgem antes e permaneceu assim durante o parto de Jesus e por todo o resto de sua vida. CIC 499.

d) Assunção aos Céus – Refere-se à elevação de Maria em corpo e alma ao Céu. Este dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII em 1 de Novembro de 1950, na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus.

2) A DOUTRINA SOBRE NOSSA SENHORA – MÃE DA IGREJA

3º.PONTO – COMPROMISSO DA SEMANA

1) Que ponto chamou mais a sua atenção?
2) Como vai o seu ato de consagração diária a Jesus pelas mãos de Nossa Senhora?
3) Apresentamos Nossa Senhora como modelo da Igreja, em vários aspectos. Com qual (ou quais) deles a nossa Comunidade mais se parece com Nossa Senhora? Nos quais ainda precisa crescer?