Vídeo 46 Ato de consagração – 2 – Mãe de Deus e nossa mãe

 
1. CONSAGRAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
 
2. FORMAÇÃO
 
a. "Que honra para mim, chamar de MINHA MÃE, a Mãe do Senhor, do meu Salvador"!
 
b. Ao invoca-la como MÃE DE DEUS, nos reportamos ao DOGMA DA MATERNIDADE DIVINA DE NOSSA SENHORA
 
  • QUANDO NOSSA SENHORA É CONSTITUÍDA "MÃE DE DEUS"

 

= No momento da ENCARNAÇÃO. Ela é MÃE DE JESUS, que é o FILHO-DEUS, portanto: DEUS. Jesus é anunciado não somente como descendente de Davi, mas como SALVADOR E REDENTOR, é o MESSIAS esperado, é o REI ETERNO da humanidade regenerada, CUJA MATERNIDADE SE PROPÕE A MARIA... Toda a obra redentora ESTÁ SUSPENSA, DEPENDE DO "FIAT" DE NOSSA SENHORA.

 

= São Bernardo, num de seus sermões sobre a Anunciação, demora-se em observar Maria no exato momento de seu "sim" à maternidade divina, um "sim" que mudaria os rumos da história, que recriaria o mundo, que possibilitaria uma nova e eterna comunhão entre Deus e as criaturas. Eis o trecho: “Ó Virgem piedosa, o pobre Adão, expulso do paraíso com sua mísera descendência, implora a tua resposta. Implora-a Abraão, implora-a Davi; e os outros patriarcas, teus antepassados… suplicam esta resposta. Toda a humanidade, prostrada a teus pés, a aguarda. E não é sem razão, pois do teu consentimento depende o alívio dos infelizes, a redenção dos cativos, a libertação dos condenados, a salvação de todos os filhos e filhas de Adão, de toda a tua raça. Responde depressa, ó Virgem! Pronuncia, ó Senhora, a palavra esperada pela terra, pelos infernos e pelos céus. O próprio Rei e Senhor de todos, tanto quanto cobiçou a tua beleza, deseja agora a tua resposta afirmativa, porque por ela decidiu salvar o mundo. Agradaste a ele pelo silêncio, muito mais lhe agradarás pela palavra … Se tu lhe fizeres ouvir a tua voz, ele te fará ver a nossa salvação”.

 

Este trecho não só é retoricamente bonito, mas também nos ensina como Deus respeitou a liberdade de Maria. Não lhe impôs a maternidade divina.

 

  • NOSSA SENHORA SABE, TEM PLENA CONSCIÊNCIA DO QUE LHE ESTÁ SENDO PROPOSTO?

 

= Sim. Sabe e CONSENTE (ela tem os mesmos "sentimentos" de Deus) no que Deus lhe pede, SEM RESTRIÇÃO, NEM CONDIÇÃO. Seu SIM abrange, abarca, se estende a toda OBRA REDENTORA de Deus. Por isso ela é a MÃE DO REDENTOR.

= Enquanto Eva foi a causa da ruína espiritual da humanidade, NOSSA SENHORA está na raiz da REDENÇÃO, da REPARAÇÃO dessa ruína. Ela é a NOVA EVA.
 
  • QUAIS AS ÍNTIMAS RELAÇÕES QUE NOSSA SENHORA TEM COM AS TRÊS PESSOAS DIVINAS?
 
= Ela é a FILHA DO PAI MUITO AMADA, relação que tem seu ponto alta na aceitação do Seu plano redentor e a Ele se associa, com Ele colabora.
 
= Ela é a MÃE DO FILHO, com direito ao Seu respeito, ao Seu amor, e até mesmo, na terra, à Sua obediência. Terá um papel secundário, mas real, na obra da redenção e santificação da humanidade.
 
= Ela é a ESPOSA DO ESPÍRITO SANTO, o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO.
c. NOSSA MÃE, PORQUE MÃE DO CORPO DE CRISTO, MÃE DA IGREJA, MÃE DE TODOS OS HOMENS
 
  • Ao gerar Jesus, Cabeça dum Corpo Místico, este mesmo corpo é gerado igualmente por ela; não se separa a Cabeça dos membros. O Corpo de Cristo é inteiro, pleno.
  • Ao ser constituída mãe de Jesus segundo a carne,  é constituída ao mesmo tempo mãe dos Seus membros segundo o espírito.
  •  No Calvário, momento em que nossa redenção será consumada pela morte do nosso Salvador, Ele quis tornar VISÍVEL relação dessa redenção com MÃE DE DEUS – PORQUE MÃE DE JESUS-DEUS, e, ao mesmo tempo, MÃE DOS HOMENS, NOSSA MÃE, MINHA MÃE: "Eis aí a tua Mãe... Eis aí o teu filho"
 
3. COMPROMISSOS DA SEMANA
Sem palavras, mas, fechando seus olhos, concentrando-se no que acabou de assistir e ouvir, do que seu coração se encheu?