Vídeo 01 – Introdução – A vida consagrada, testemunha da busca de Deus – 1 (a)

 

1. CONSAGRAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO - Espírito Santo, consciente e livremente, como filha de Deus, ao Vosso dispor coloco os dons mais preciosos que recebi do Pai: a vida e a liberdade. Podeis dispor de mim como, quando e quanto quiserdes. Inspirai-me sempre na oração e na ação, no pensamento e na intenção, no ouvir, no calar e no falar. Nenhuma fibra do meu corpo, da minha alma e do meu espírito se mova senão pelo Vosso sopro de vida. Por Vossa inspiração, eu possa conhecer a vontade do Pai e fortalecer-me no seu incondicional e amoroso cumprimento a fim de que eu seja sempre radiante manifestação de Seu amor. Dai-me o que não sei nem ouso pedir. Tirai de mim o que não consigo ou não quero Vos dar. Com toda liberdade, fazei de mim uma verdadeira e amorosa escrava do Senhor! Tudo isto Vos peço e espero para o bem da santa Igreja, pela intercessão de Nossa Senhora, em nome de Jesus! Amém!"

2. LEITURA JUNTOS OU SILENCIOSAMENTE DO §1, DO PONTO 1.

3. FORMAÇÃO

3.1 – Qual a principal característica do perfil de um FRATERNO ALIADO DE DEUS? Em primeiríssimo lugar é a de SER UM ETERNO BUSCADOR DA VONTADE DE DEUS (= buscador da FACE DE DEUS). Sua paixão primeira será BUSCAR SEMPRE E EM TUDO UMA EXPRESSÃO, UM SINAL DA VONTADE DE DEUS.

3.2 – Precisamos ser bem conscientes de que "tudo o que nos circunda está envolto e um grande mistério": o mistério de Deus e da Sua vontade, o mistério do outro, o mistério dos acontecimentos, o nosso próprio mistério pessoal. E é a duras penas, às vezes, que precisamos cavar fundo, aceitar o desafio de águas mais profundas, passar pelo "vale das sombras", para partirmos, muitas vezes, como Abraão: Hb 11,8 – "Pela fé, ao ser chamado, Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde iria".

3.3 – Seguir o coração, porque "a nossa alma deseja o DEUS VIVO" (Sl 43). Toda busca de FELICIDADE é, na sua última essência, BUSCA DE DEUS que "É TUDO" (Eclo 43,29 - Por muito que digamos, ainda nos faltarão palavras… eis, pois, o resumo dos discursos: 'Ele é tudo!'"

3.4 – Ao buscarmos a vontade de Deus, estamos buscando ao mesmo tempo O CAMINHO, A DIREÇÃO QUE DEVEMOS SEGUIR PARA REALIZAR, FAZER, CONCRETIZAR, TORNAR REAL (REALIZAR) essa vontade.