Vídeo 05 – Um caminho de libertação – n.2 § 3º.

1.       CONSAGRAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO (“Nenhuma fibra do meu corpo, da minha alma e do meu espírito se mova senão pelo Vosso sopro de vida”)
2.      FORMAÇÃO – INSTRUÇÃO 24, n. 2 §3º. -
2.1 Sl 105, 3b-4 – “...alegre-se o coração dos que buscam o Senhor.4Procurai o Senhor e o seu poder, não cesseis de buscar sua face”.   Este é o FUNDAMENTO GERAL DE TODO ESTE DOCUMENTO
a) QUERER buscar, procurar a face de Deus (a vontade de Deus) tem que ser perseguido com muita paixão. E isso é GRAÇA que Deus dá a quem pede... A quem Ele quer dar...
  • Aqui está a raiz, a alma, da nossa VOCAÇÃO, do nosso CHAMADO a este precioso e indispensável patrimônio espiritual da nossa Comunidade.
b) O exercício dessa busca apaixonada pela vontade de Deus vai CONSTRUINDO uma estrada, um CAMINHO, um ITINERÁRIO LIBERTADOR dos nossos próprios caprichos, vaidades, voluntarismo, prepotência... Um CAMINHO PASCAL: do “eu” (ou do “nós”) para Deus, onde todos abrem mão dos seus ídolos.
    1. Êx 32, “7O Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo que tiraste do Egito. 8 Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, prostraram-se em adoração e ofe­receram sacrifícios diante de­le...”
  1. Caminho de assédio, de tentações, de assaltos, de ataques do inimigo da construção dos nossos VALORES: espírito de fraternidade, espírito de obediência, espírito de comprometimento, espírito de organização.
  2. Caminho onde não se busca a vontade de Deus em nossas decisões últimas, acaba no beco sem saída das soluções “mais fáceis e práticas” ...
  3. UM CAMINHO SEM PRESSA, lento, demorado, cheio de vales e montanhas, de luzes e trevas..., mas que leva a um “final feliz”.
  4. É preciso QUERER SAIR “DO EGITO” DE SI MESMO para a TERRA PROMETIDA da verdadeira liberdade para a construção de uma sociedade nova, de uma Igreja renovada e de uma Comunidade verdadeiramente evangelizadora.
3.      COMPROMISSO DA SEMANA
          Após assistir este vídeo, silencie seu coração e perscrute o apelo de Deus no seu interior.
          Escreva o que Deus lhe falou ao coração para depois rezar e partilhar.