Vídeo 12 – Destinatários, objetivo e limites do documento – n. 3 § 5.

 

1. CONSAGRAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO – Espírito Santo, peço-Vos que “nenhuma fibra do meu corpo, da minha alma e do meu espírito se mova senão pelo Vosso sopro de vida”, por Jesus Cristo, nosso Senhor!

 
2. FORMAÇÃO
INSTRUÇÃO 24, n. 3 § 5º
a. A influência inegável da CULTURA, da MENTALIDADE de cada época sobre o modo de agir no exercício da autoridade e no exercício da obediência (vídeos, 9-10-11).
 
b. Talvez, as mais fortes MARCAS dessa influência nos tempos atuais sejam:
  • O DESEJO DA AUTO-REALIZAÇÃO x CONFLITO COM OS PROJETOS COMUNITÁRIOS
  • Louvável que todos tenhamos um RAZOÁVEL desejo de autorrealização: todo ser humano sadio mentalmente, tem esse desejo de ser uma pessoa REALIZADA. Ninguém se casa ou abraça a vida religiosa ou sacerdotal para ser um frustrado. Assume-se um determinado estilo de vida porque se vê como sendo aquele mesmo estilo de vida o que mais vai levar a pessoa a se realizar como tal.
  • Mas, ao se assumir essa vocação, sabe-se de antemão que seus projetos pessoais de autorrealização já não podem ser mais na perspectiva individualista, como que uma coisa somente para si.
  • Trata-se de se autorrealizar COM alguém mais ou com outras pessoas. Por isso, o projeto PESSOAL-INDIVIDUAL de autorrealização há de se encontrar, de se achar dentro, contemplado num PROJETO COMUNITÁRIO mais amplo, igualmente abraçado. Melhor: PRIORITARIAMENTE ABRAÇADO.
  • Casa-se para buscar a própria realização NO FAZER O OUTRO FELIZ. O mesmo na vida sacerdotal e religiosa que exige uma MORTE CONSTANTE ao “eu” em função do “nós”, sem se deixar engolir pelo “comunitarismo”.
  • BUSCA DO BEM-ESTAR PESSOAL
 
AS VISÕES MUITO SUBJETIVAS DO PATRIMÔNIO ESPIRITUAL, sobretudo, do CARISMA E DA MISSÃO
 
3. COMPROMISSO DA SEMANA
 
Após assistir este vídeo, silencie seu coração e perscrute o apelo de Deus no seu interior. Onde você se encontrou?
 
Já experimentou o conflito individual x comunitário em alguma ocasião? Como resolveu a situação?
 
Escreva o que Deus lhe falou ao coração para depois REZAR E PARTILHAR com os demais Fraternos.