F Formação

Liturgia de 27 de fevereiro de 2020

QUINTA FEIRA – DEPOIS DAS CINZAS

(cor roxo, ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Clamei pelo Senhor, e ele me ouviu: salvou-me daqueles que me atacam. Confia ao Senhor os teus cuidados, e ele mesmo te há de sustentar

(Sl 54,17-20.23).

Oração do dia

 

- Inspirai, ó Deus, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Dt 30,15-20

 

- Leitura do livro do Deuteronômio: Moisés falou ao povo dizendo: 15“Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la. 17Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la. 19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele — pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias —, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó”.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 1,1-2.3.4.6 (R: Sl 39,5a)

- É feliz quem a Deus se confia!

R: É feliz quem a Deus se confia!

 

- Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

R: É feliz quem a Deus se confia!


- Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

R: É feliz quem a Deus se confia!


- Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

R: É feliz quem a Deus se confia!

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 9, 22-25

 

Glória a vós Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!

Glória a vós Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!

- Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o reino de Deus! (MT 4,17)

Glória a vós Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:22"O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia". 23Depois Jesus disse a todos: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se perde e se destrói a si mesmo?"

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Tome a sua cruz... (Lc 9,22-25)

Em tempos de facilidades e de prazeres prêt-à-porter, quando os fornecedores nos convidam à lei do mínimo esforço, esta é a frase do Evangelho que nos parece antipática e fora de moda: tomar sua cruz... Desde o início da pregação cristã, a cruz foi objeto de escândalo.

Exatamente o sinal de nossa salvação – a Santa Cruz, que a liturgia chama de arbor nobilis [árvore nobre] – torna-se para o mundo neopagão o símbolo de tudo o que é pesado e detestável. No fundo, enganamo-nos ao pensar que iríamos arrastar a cruz sozinhos, apenas com nosso próprio esforço e suor.

Santo Agostinho [+430] já havia tratado do tema:

“Se alguém quer caminhar em meu seguimento, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Isto que o Senhor ordenou parece duro e penoso! Mas, na realidade, não é duro nem penoso, porque aquele que ordena é o mesmo que ajuda a realizar o que ele ordena.

Pois também é verdadeira a palavra do Salmo: ‘Por causa das palavras de teus lábios, eu segui caminhos penosos’. (Sl 17,4.) E é igualmente verdadeira a palavra que ele mesmo pronunciou: ‘Meu jugo é fácil de levar, e meu fardo é leve’. (Mt 11,30.) Pois tudo o que é duro no mandamento, o amor o torna fácil.

Que significa ‘tome a sua cruz’? Que ele assuma tudo o que é penoso: que assim ele me siga. Pois, quando ele começar a me seguir conformando sua conduta aos meus mandamentos, haverá muita gente para o contradizer, muitos para se oporem a ele, inúmeros para o desencorajar. E estes agirão assim a título de companheiros de Cristo. Eles caminhavam com Cristo, esses mesmos que impediam os cegos de gritar. Quer se trate de ameaças, de adulações ou proibições, se queres seguir a Cristo, troca tudo isso pela cruz; tem paciência, suporta, não te deixes abater!

Esta palavra não é destinada às virgens, excluídas as mulheres casadas; às viúvas, excluídas as esposas; aos monges, excluídos os maridos; aos clérigos, excluídos os leigos. É toda a Igreja, todo o corpo, todos os seus membros, diferenciados e repartidos segundo suas tarefas próprias, que devem seguir a Cristo.”

Este não é o tipo de sermão que recebe aplausos de uma numerosa assembleia, reunida em ondas de louvores abstratos. Ele dói por sua clareza, incomoda por sua exigência, decepciona por sua verdade.

Nosso tempo não se destaca pela lógica, é bem verdade... Mas é um notável absurdo a pretensão de seguir o Crucificado jogando no lixo a própria cruz...

Orai sem cessar: “O Senhor redobra o vigor do fraco.” (Is 40,29)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.