Liturgia de 03 de junho de 2018

DOMINGO – IX SEMANA COMUM
(verde, glória, creio - ofício do dia da I semana)

Antífona da entrada

 

- Olhai para mim, Senhor, e tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz. Vede minha miséria e minha dor e perdoai todos os meus pecados! (Sl 24, 16.18).

Oração do dia

 

- Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de nós o que é nocivo e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Dt 5,12-15

 - Leitura do Livro do Deuteronômio: Assim fala o Senhor, 12'Guarda o dia de sábado, para o santificares, como o Senhor teu Deus te mandou. 13Trabalharás seis dias e neles farás todas as tuas obras. 14O sétimo dia é o do sábado, o dia do descanso dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu boi, nem teu jumento, nem algum de teus animais, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades, para que assim teu escravo e tua escrava repousem da mesma forma que tu. 15Lembra-te de que foste escravo no Egito e que de lá o Senhor teu Deus te fez sair com mão forte e braço estendido. É por isso que o Senhor teu Deus te mandou guardar o sábado.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 81,3-4.5-6ab.6c-8a.10-11b (R: 2a)

 

- Exultai no Senhor, a nossa força!

R: Exultai no Senhor, a nossa força!


- Cantai salmos, tocai tamborim, harpa e lira suaves tocai! Na lua nova soai a trombeta, na lua cheia, na festa solene!


R: Exultai no Senhor, a nossa força!


- Porque isto é costume em Jacó, um preceito do Deus de Israel; uma lei que foi dada a José, 6bquando o povo saiu do Egito.


R: Exultai no Senhor, a nossa força!


- Eis que ouço uma voz que não conheço:  'Aliviei as tuas costas de seu fardo,
cestos pesados eu tirei de tuas mãos. Na angústia a mim clamaste, e te salvei.
R: Exultai no Senhor, a nossa força!


- Em teu meio não exista um deus estranho nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.

R: Exultai no Senhor, a nossa força!

2ª Leitura: 2 Cor 4,6-11

 

- Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos, 6Deus que disse: 'Do meio das trevas brilhe a luz', é o mesmo que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para tornar claro o conhecimento da sua glória na face de Cristo. 7Ora, trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós. 8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não  desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus  seja manifestada em nossos corpos. 11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao Santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Vossa Palavra é a verdade; santificai-nos na verdade.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 2,23-28

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor!   

 

- 23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado.
Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam.
24Então os fariseus disseram a Jesus: 'Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?' 25Jesus lhes disse: 'Por acaso, nunca lestes
o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os póes oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães'. 27E acrescentou: 'O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado'.

3,1 Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca.
2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te e fica aqui no meio!' 4E perguntou-lhes: 'É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?' Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: 'Estende a mão'. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao sairem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!   

 

Liturgia comentada
O Senhor do sábado... (Mc 2,23 – 3,6)

Os costumeiros adversários de Jesus continuam “de olho” nele em busca de motivos para denunciá-lo às autoridades. Em questão, neste Evangelho, o mandamento veterotestamentário sobre o repouso sabático. E Jesus deixa bem claro que todos os dias – inclusive o sábado - são bons para fazer o bem. Normas religiosas não servem de desculpa para nossa indiferença diante de quem sofre...

É assim que o Mestre enfrenta a oposição os donos da sinagoga e, num gesto de ousadia, traz o paralítico para o meio da assembleia, à vista de todos, e manda que ele estenda a sua mão, curando-o imediatamente. É a mais clara demonstração de que Jesus é o Senhor do sábado.

Em outra situação, o próprio Mestre iria apontar para o exemplo do Pai, que jamais deixa de agir na Criação: “Meu Pai trabalha a cada dia, e eu também trabalho”. (Jo 5,17) A ideia de que a Criação se encerrou com o sexto dia do Gênesis leva a pensar que o Criador se ausentou do Cosmo, que agora evolui por conta própria. Estaríamos entregues a nós mesmos, sem o Sopro criador, sem as moções do Espírito, sem a Graça atual. Solidão total. Puro paganismo...

Santo Hilário de Poitiers reflete sobre o tema: “Então, o próprio Deus trabalha no dia de sábado? Claro que sim, pois de outro modo o céu desapareceria, a luz do sol se extinguiria, a terra perderia consistência, todos os frutos ficariam sem a seiva e a vida dos homens pereceria se, por causa do sábado, a força constitutiva do universo deixasse de agir”.

Hans Urs von Balthasar observa que os “formalistas” – aqueles que fazem do repouso semanal um absoluto – não percebem que o trabalho feito para o outro contribui para a glória de Deus. Assim, o médico que faz plantão aos domingos, atendendo às pessoas acidentadas, bem como o motorista de ônibus que nos leva ao templo no mesmo dia, não trabalham em proveito pessoal, mas são uma extensão da obra do próprio Deus.

Então, em que consiste o “descanso” de Deus? Santo Hilário responde: “A obra de Deus é a obra de Cristo. E o repouso de Deus, é o Cristo Deus, pois tudo o que pertence a Deus está verdadeiramente em Cristo, a tal ponto que o Pai pode repousar sobre ele”.

O Senhor do sábado é também o Senhor de nossas vidas. Ele não quer limitar-se a controlar as órbitas dos planetas e a gestação das nebulosas, mas quer agir também em nosso dia a dia. O tempo todo, Jesus está de plantão, pronto a nos renovar. Para isso, espera tão somente um gesto de nossa parte: estender a mão...

Até quando nós permaneceremos com o braço encolhido?

Orai sem cessar: “Senhor, na tua mão está o meu destino!” (Sl 31,15)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.