Liturgia de 17 de agosto de 2020

SEGUNDA FEIRA – XX SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde – ofício do dia da IV semana)

Antífona da entrada

 

- Ó Deus nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a face do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83,10).

 

Oração do dia

 

- Ó Deus preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Ez 24,15-24

 

- Leitura da profecia de Eze­quiel: 15A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 16“Filho do homem, vou tirar de ti, por um mal súbito, o encanto de teus olhos. Mas não deverás lamentar-te nem chorar ou derramar lágrimas. 17Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Põe o turbante na cabeça, calça as sandálias nos pés, sem encobrir a barba, nem comer o pão dos enlutados”.
18Eu tinha falado ao povo pela manhã, e à tarde minha esposa morreu. Na manhã seguinte, fiz como me foi ordenado. 19Então o povo perguntou-me: “Não nos vais explicar o que têm a ver conosco as coisas que tu fazes?” 20Eu respondi-lhes: “A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 21Fala à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Vou profanar o meu santuário, o objeto do vosso orgulho, o encanto de vossos olhos, o alento de vossas vidas. Os filhos e as filhas, que lá deixastes, tombarão pela espada. 22E fareis assim como eu fiz: Não cobrireis a barba, nem co­mereis o pão dos enlutados, 23levareis o turbante na cabeça, as sandálias nos pés, sem vos lamentar nem chorar. Definhareis por causa de vossas próprias culpas, gemendo uns para os outros. 24Ezequiel servirá para vós como sinal: Fareis exatamente o que ele fez; quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl (Dt 32), 18-21 (R: 18a)

 

- Esqueceram o Deus que os gerou!
R: Esqueceram o Deus que os gerou!


- Da rocha que te deu à luz te esqueceste, do Deus que te gerou não te lembraste. Vendo isto, o Senhor os desprezou, aborrecido com seus filhos e suas filhas.

R: Esqueceram o Deus que os gerou!


- E disse: Esconderei deles meu rosto e verei, então, o fim que eles terão, pois, tornaram-se um povo pervertido, são filhos que não têm fidelidade.

R: Esqueceram o Deus que os gerou!


- Com deuses falsos provocaram minha ira, com ídolos vazios me irritaram; vou provocá-los por aqueles que nem povo são, através de gente louca hei de irritá-los.

R: Esqueceram o Deus que os gerou!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Felizes os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 19,16-22

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”. 20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Que me falta ainda? (Mt 19,16-22)

Eis a pergunta que o “jovem rico” fez a Jesus. É uma pergunta sincera, que brota do fundo do ser. E não se trata de um tipo qualquer, mas de um jovem fiel à Lei de Deus, cumpridor dos mandamentos do Sinai “desde a minha juventude” (cf. Mc 10,20).

Não é pouca coisa! Não são muitos que podem apresentar-se diante do Senhor com semelhante atestado de fidelidade. Eu não poderia... E tanto é verdade o que o jovem diz, que “Jesus, depois de fitá-lo, o ama” (cf. Mc 10,21).

Que daria o Senhor a um jovem que ele ama? Mais terras e rebanhos? Mais poder sobre o grupo social? Maiores dons espirituais? Que fará o Mestre para pacificar essa angústia interior?

Sim, o jovem que chegou correndo (cf. Mc 10,17) não está em paz. Cumpre a Lei. Toda a Lei. Todos os preceitos e mandamentos, mas algo lhe diz que não é tudo: “Que me falta ainda?” (Mt 19,20) Qual será o verme que rói um coração tão puro?

Bem, talvez não seja tão puro quanto parece... Ele não rouba nem mata. Ele honra pai e mãe. Ele não cobiça os bens e a mulher do próximo. Ele não presta testemunho falso. Mas...

Sim... Mas... E é nesse espaço ambíguo do coração humano que Jesus fixa seu olhar e percebe o apego à matéria, o apoio no dinheiro, a escravidão das coisas. E como Jesus o ama, não lhe dará nada mais. Ao contrário, vai propor que o jovem aceite perder. Abrir as mãos. Desvencilhar-se... para ser livre!

E aqui temos a resposta para quem fez a pergunta: “Que te falta ainda? Ora, falta ser livre. Livre para amar. Livre para seguir o caminho do Mestre sem perder tempo ponderando lucros e perdas, vantagens e prejuízos, conveniências e dificuldades... Sim, o jovem fez meia volta e se afastou. Mas sabia que tinha sido incapaz de escolher a melhor opção: “foi embora cheio de tristeza”.

Ouso dizer ao leitor que a história não acaba aqui, mesmo que o Evangelho se cale a esse respeito. Aposto que aquele breve encontro com Jesus transtornou a vida do jovem. Doravante, a contemplação das terras e rebanhos só lhe dava tristeza: eram eles as barreiras que o impediam de seguir o Mestre.

Não me espantaria se um anjo inconfidente me contasse que o rapaz acabou vendendo tudo, distribuindo aos pobres para – livre – seguir o Mestre.

Que faria você?

 

Orai sem cessar: “Senhor, a minha alma te segue de perto!” (Sl 63,9)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.