Liturgia de 21 de agosto de 2020

SEXTA FEIRA – SÃO PIO X – PAPA E CONFESSOR

(branco, pref. comum ou dos pastores – ofício da memória)

Antífona da entrada

 

- O Senhor o escolheu para plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

 

Oração do dia

 

- Ó Deus, que para defender a fé católica e restaurar todas as coisas em Cristo, cumulastes o papa São Pio X de sabedoria divina e coragem apostólica, fazei-nos alcançar o prêmio eterno, dóceis às suas instruções e seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Ez 37,1-14

 

- Leitura da profecia de Ezequiel: Naqueles dias, 1a mão do Senhor estava sobre mim e por seu espírito ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos 2e me fez andar no meio deles em todas as direções. Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos. 3Ele me perguntou: “Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?” E eu respondi: “Senhor Deus, só tu o sabes”. 4E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! 5Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida. 6Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor”. 7Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia. Mas não tinham nenhum sopro de vida. 9Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida”. 10Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão! 11Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos! ’ 12Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 107, 2-9 (R: 1)

 

- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!
R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!


- Que o digam os libertos do Senhor, que da mão dos opressores os salvou e de todas as nações os reuniu, do Oriente, Ocidente, Norte e Sul.

R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!


- Uns vagavam, no deserto, extraviados, sem acharem o caminho da cidade. Sofriam fome e também sofriam sede, e sua vida ia aos poucos definhando.

R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!


- Mas gritaram ao Senhor na aflição, e ele os libertou daquela angústia. Pelo caminho bem seguro os conduziu para chegarem à cidade onde morar.

R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!


- Agradeçam ao Senhor por seu amor e por suas maravilhas entre os homens! Deu de beber aos que sofriam tanta sede e os famintos saciou com muitos bens!

R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Fazei-me conhecer vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza! (Sl 24,4).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 22,34-40

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

 

Liturgia comentada

Como a ti mesmo... (Mt 22,34-40)

Em sua Primeira Carta, João nos dá um princípio de valor inestimável, capaz de arrancar nossas máscaras e denunciar nosso farisaísmo: “Se alguém disser: ‘Amo a Deus’, mas odeia seu irmão, é mentiroso.” (1Jo 4,20.)

Este versículo aproxima dois verbos que se repelem: amar x odiar. Ainda que o coração humano se apoie em uma dobra do fígado (comparar amigo “cordial” e inimigo “figadal” ...), os dois sentimentos não podem conviver no mesmo coração. Assim, mesmo que, humanamente falando, alguém merecesse meu ódio, sei que ele é amado por Deus. Basta a consciência disto para que eu me recuse a alimentar a chama do ódio em meu interior. Se de fato eu amo a Deus, não posso odiar os seus amados...

Santa Teresinha do Menino Jesus convivia com uma freira carmelita muito “difícil”. Podemos ler em seu “Manuscrito C” (292): “Encontra-se na comunidade uma irmã que tem o dom de desagradar-me em tudo, suas maneiras, suas palavras, seu caráter eram-me muito desagradáveis, porém é uma santa religiosa que deve ser muito agradável a Deus. Não querendo entregar-me à antipatia natural que sentia, disse a mim mesma que a caridade não deveria assentar-se nos sentimentos, mas nas obras. Então, apliquei-me em fazer por essa irmã o que teria feito pela pessoa que mais amo.”

E que fez Teresinha? Seguiu um autêntico “método de perdoar”, em cinco pontos: 1) rezar pela freira; 2) prestar-lhe todos os serviços possíveis; 3) sorrir para ela; 4) desviar a conversa de assuntos desagradáveis, evitando toda contestação; 5) fugir de perto, “como desertora, quando os combates se faziam violentos demais”...

Algum tempo depois, talvez desconfiada, a “antipática” chegaria a perguntar à Pequena Teresa: “Aceitaríeis dizer-me, Irmã Teresa do Menino Jesus, o que tanto vos atrai em mim?” E a própria Teresa nos revela o seu segredo: “Ah! O que me atraía era Jesus oculto no fundo da alma dela... Jesus que torna suave o que é amargo...”

É fácil amar a Deus, que está no céu. É fácil amar aos “irmãos africanos”, do outro lado do Oceano Atlântico. Difícil é amar aqueles cujos cotovelos esbarram nos nossos. Mas é exatamente nestes que Deus se esconde. É exatamente neles que podemos amar ao Deus distante...

 

Orai sem cessar: “Oh! Como é bom e agradável irmãos unidos viverem juntos!” (Sl 133,1)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.