Liturgia de 26 de agosto de 2020

QUARTA FEIRA – XXI SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde, glória, creio – I semana do saltério)

 

Antífona da entrada

 

- Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro (Sl 85,1).

 

Oração do dia

 

- Deus que uni os corações dos vossos fieis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: 2Ts 3,6-10.16-18

 

- Leitura da segunda carta de são Paulo aos Tessalonicenses: 6Nós vos ordenamos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todo irmão que se comporta de maneira desordenada e contrária à tradição que de nós receberam. 7Bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade. 8De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e cansaço, de dia e de noite, para não sermos pesados a ninguém. 9Não que não tivéssemos o direito de fazê-lo, mas queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado. 10Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: “Quem não quer trabalhar também não deve comer”. 16Que o Senhor da paz, ele próprio, vos dê a paz, sempre e em toda a parte. O Senhor esteja com todos vós. 17Esta saudação é de meu próprio punho, de Paulo. Assim é que assino todas as minhas cartas; é a minha letra. 18A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 128,1-2.4-5 (R: 1a)

 

- Felizes todos que respeitam o Senhor!
R: Felizes todos que respeitam o Senhor!


- Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

R: Felizes todos que respeitam o Senhor!


- Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

R: Felizes todos que respeitam o Senhor!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- O amor de Deus se realiza em todo aquele que guarda a sua Palavra fielmente (1Jo 2,5).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 23,27-32

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. 29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!”

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

 

Liturgia comentada

Por fora... por dentro... (Mt 23,27-32)

Este Evangelho faz parte de uma série de mal-aventuranças proferidas por Jesus, ásperas advertências dirigidas contra seus adversários que se recusavam a reconhecer e acolher o Messias enviado por Deus, como os escribas e os fariseus.

Todo o discurso de Jesus é construído por uma série de oposições: por fora X por dentro, isto é, a aparência exterior e a realidade interior. O conhecimento da Lei mosaica e os atos externos de piedade não correspondiam absolutamente a um coração aberto ao anúncio da Boa Nova.

Teriam eles uma consciência clara de sua recusa? Anteviam algum tipo de risco ou prejuízo caso acolhessem Jesus como o Messias esperado? Teriam chegado a se interrogar, a conceder-se o benefício da dúvida, como o fizeram o fariseu Nicodemos (cf. Jo 3) e o doutor da lei Gamaliel (At 5,34ss)?

O que importa é trazer para nossa vida a advertência de Jesus. Até que ponto o meu “lado de fora” (atitudes externas, práticas religiosas, presença na comunidade, fé professada etc.) corresponde ao meu “lado de dentro” (valores, princípios, objetivos, intenções, decisões etc.)?

Vivemos em uma sociedade que valoriza ao extremo a “imagem” projetada pela pessoa, o que se reflete na maneira de vestir-se, na forma física, nos títulos e diplomas, nos bens visíveis, a ponto de uma pessoa ser desprezada ou descartada por suas roupas, sua linguagem, sua aparência.

Com o tempo, corremos o risco de enganar a nós mesmos, sem perceber o abismo entre as máscaras que usamos e a nossa íntima verdade. Para não ser enganado, o cristão tem meios a seu dispor que permitem uma varredura permanente de seu coração para identificar os “vírus” que falsificam nossos registros.

Um desses meios é o exame de consciência ao fim do dia, repassando pensamentos e palavras, atos e omissões, como rezamos no ato penitencial. Outra poderosa ferramenta para evitar a distonia entre cara e coração é a confissão sacramental, auricular, incluindo a acusação verbal dos próprios pecados. A simples fuga do confessionário já pode indicar uma dose condenável do farisaísmo que Jesus verberou.

Diante do Juiz, em nossa passagem para o eterno, de nada valerá a nossa aparência. Seremos julgados pelo nosso coração...

 

Orai sem cessar: “Senhor, tu e examinas e me conheces...” (Sl 139,1)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.