Liturgia de 01 de outubro de 2020

QUINTA FEIRA – SANTA TERESINHA – VIRGEM E DOUTORA
(branco, pref. comum ou das virgens – ofício da memória)

Antífona da entrada

- Deus cercou-a de cuidados e a instruiu, guardou-a como a pupila dos seus olhos. Ele abriu suas asas como águia e em cima dos seus ombros a levou. É só ele, o Senhor, foi o seu guia (Dt 32,10ss).

Oração do dia

- Ó Deus, que preparais o vosso Reino para os pequenos e humildes, dai-nos seguir confiantes o caminho de Santa Teresinha, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Jó 19,21-27

- Leitura do livro de Jó: Disse Jó: 21“Piedade, piedade de mim, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu! 22Por que me perseguis como Deus, e não vos cansais de me torturar? 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros. Dentro de mim consomem-se os meus rins”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 27,7-8a.8b-9abc.13-14 (R: 13)

- Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.
R: Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

- Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, e os meus olhos vos procuram.
R: Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

- Senhor é vossa face que eu procuro; não me escondais a vossa face! Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!
R: Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

- Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
R: Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

Aclamação ao santo Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.

- Convertei-vos e crede no evangelho, pois o reino de Deus está chegando!
(Mc 1,15).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 10,1-12

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

 

Liturgia comentada
Os operários são poucos... (Lc 10,1-12)

Ao enviar seus discípulos em missão, dois a dois, o Mestre deixa entender que eles são como trabalhadores da terra. O camponês conhece muito bem as etapas de seu trabalho: preparar a terra, semear, cuidar e, finalmente, colher os frutos da messe.

E Jesus começa por acentuar a desproporção entre a ação do evangelizador e a multidão a ser evangelizada: “A messe é abundante, mas são poucos os operários”. Nenhum de nossos especialistas em “coaching”, dedicados a orientar as pessoas para o autoconhecimento, o empoderamento e o alcance do sucesso, começaria deste modo. É como se o Mestre lhes dissesse: vão fazer a tarefa, mas vocês não são capazes dela!

E Jesus tem razão: não é o esforço humano, a capacidade de superação, o recurso ao potencial humano que iria colher algum fruto de sua missão. Os enviados ao povo devem saber previamente que sempre estarão em situação de inferioridade diante dos ídolos e das paixões humanas.
Por isso mesmo, os missionários deverão contar acima de tudo com a Graça de Deus, com o Espírito Santo, esse Vento capaz de mudar o rumo da História, desfazer a espessa névoa da sabedoria humana e transformar o homem de dentro para fora.

Inferiores em número e limitados em suas forças, os enviados são como “ovelhas no meio de lobos”. A legião de mártires que a História registra é sua prova mais cabal. Não admira que muitos sejam chamados e recusem a vocação. Ao contrário, os santos nos mostram como pessoas incultas se tornam pedagogos, homens tímidos mudam-se em lideranças, mulher frágeis atuam como conquistadoras.

E o Mestre a insistir: não levem cartão de crédito, nem dinheiro no bolso, nem sandálias... Ora, a sandália é uma proteção natural contra as pedras do caminho. Como iriam eles pisar escorpiões e serpentes com pés descalços? (Cf. Lc 10,19)

Quem não confia na graça de Deus talvez acabe miseravelmente depositando sua confiança em uma conta bancária, em um diploma de pergaminho, em uma estrutura empresarial. Suando a camisa e estraçalhado pelo estresse, viverá como escravo e nada colherá.

“Mas os que esperam no Senhor correm e não se cansam.” (Is 40,31)

Orai sem cessar: “O Senhor colocou os meus pés sobre e rocha!” (Sl 40,3)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.