Liturgia de 25 de outubro de 2020

DOMINGO – XXX SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio – II semana do saltério)

Antífona da entrada

- Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3).

Oração do dia

- Deus eterno e todo poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Ex 22,20-26

- Leitura do livro do Êxodo: Assim diz o Senhor: 20Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. 21Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. 22Se os maltratardes, gritarão por mim, e eu ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos. 24Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. 25Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr do sol. 26Pois é a única veste que tem para seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 18,2-3a.3bc-4.47.51ab (R:2)

- Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.
R: Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

- Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.
R: Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

- Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo!
R: Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

- Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.
R: Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

2ª Leitura: 1Ts 1,5c-10

- Leitura da primeira carta de são Paulo aos Tessalonicenses: Irmãos: 5cSabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.

- Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 22,34-40

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus
- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

Liturgia comentada
Como a ti mesmo... (Mt 22,34-40)

Em sua Primeira Carta, S. João nos dá um princípio de valor inestimável, capaz de arrancar nossas máscaras e denunciar nosso farisaísmo: “Se alguém disser: ‘Amo a Deus’, mas odeia seu irmão, é mentiroso.” (1Jo 4,20.)

Este versículo aproxima dois verbos que se repelem: amar x odiar. Ainda que o coração humano se apoie em uma dobra do fígado (comparar amigo “cordial” e inimigo “figadal”...), os dois sentimentos não podem conviver no mesmo coração. Assim, mesmo que, humanamente falando, alguém merecesse meu ódio, sei que ele é amado por Deus. Basta a consciência disto para que eu me recuse a alimentar a chama do ódio em meu interior. Se de fato eu amo a Deus, não posso odiar os seus amados...

Santa Teresinha do Menino Jesus convivia com uma freira carmelita muito “difícil”. Podemos ler em seu “Manuscrito C” (292): “Encontra-se na comunidade uma irmã que tem o dom de desagradar-me em tudo, suas maneiras, suas palavras, seu caráter eram-me muito desagradáveis, porém é uma santa religiosa que deve ser muito agradável a Deus. Não querendo entregar-me à antipatia natural que sentia, disse a mim mesma que a caridade não deveria assentar-se nos sentimentos, mas nas obras. Então, apliquei-me em fazer por essa irmã o que teria feito pela pessoa que mais amo.”

E que fez Teresinha? Seguiu um autêntico “método de perdoar”, em cinco pontos: 1) rezar pela freira; 2) prestar-lhe todos os serviços possíveis; 3) sorrir para ela; 4) desviar a conversa de assuntos desagradáveis, evitando toda contestação; 5) fugir de perto, “como desertora, quando os combates se faziam violentos demais”...

Algum tempo depois, talvez desconfiada, a “antipática” chegaria a perguntar à Pequena Teresa: “Aceitaríeis dizer-me, Irmã Teresa do Menino Jesus, o que tanto vos atrai em mim?” E a própria Teresa nos revela o seu segredo: “Ah! O que me atraía era Jesus oculto no fundo da alma dela... Jesus que torna suave o que é amargo...”

É fácil amar a Deus, que está no céu. É fácil amar aos “irmãos africanos”, do outro lado do Oceano Atlântico. Difícil é amar aqueles cujos cotovelos esbarram nos nossos. Mas é exatamente nestes que Deus se esconde. É exatamente neles que podemos amar ao Deus distante...

Orai sem cessar: “Oh! Como é bom e agradável irmãos unidos viverem juntos!” (Sl 133,1)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.