Liturgia de 28 de janeiro de 2021

QUINTA FEIRA SANTO TOMÁS DE AQUINO - PRESBÍTERO E DOUTOR

(branco, glória, prefácio dos pastores - ofício da memória)

Antífona da entrada

 

- Os sábios refulgirão como o esplendor do firmamento; e os que ensinaram a muitos a justiça brilharão como estrelas para sempre (Dn 12,3).

Oração do dia

 

- Ó Deus, que tornastes santo Tomás de Aquino um modelo admirável pela procura da santidade e amor à ciência sagrada, dai-nos compreender seus ensinamentos e seguir seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Hb 10,19-25

 

- Leitura da carta aos Hebreus: 19Sendo assim, irmãos, temos plena liberdade para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus. 20Ele nos abriu um caminho novo e vivo, através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. 21Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus. 22Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com coração purificado de toda má consciência e o corpo lavado com água pura. 23Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa. 24Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras. 25Não abandonemos as nossas assembléias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 24,1-2.3-4ab.5-6 (R: 6)

- É assim a geração dos que buscam a vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
R: É assim a geração dos que buscam a vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.


- Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

R: É assim a geração dos que buscam a vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.


- “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime”.

R: É assim a geração dos que buscam a vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.


- “Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”

R: É assim a geração dos que buscam a vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Vossa palavra é uma luz para meus passos e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 4,21-25

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor!  


-
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Pres­tai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Não há nada oculto... (Mc 4,21-25)

 

Sim, nada permanece oculto aos olhos de Deus, que tudo vê. O estulto tenta enganar-se: “O Deus de Jacó nada sabe!” (Sl 94,7.) O sábio reconhece em seu íntimo o olhar de Deus: “Senhor, tu me perscrutas e me conheces... Uma palavra ainda não aflorou em minha língua, / e tu já a conheces.” (Sl 139,1.4.)

Viver sob o olhar de Deus é viver na verdade. O outro caminho é uma vida de mentiras e ilusões. Um faz-de-conta que sempre acaba mal.

Mas a frase de Jesus – “Nada há de oculto que não venha a ser descoberto” – não se refere apenas ao olhar de Deus. Inclui também os olhos humanos. No Brasil dos últimos anos, uma enxurrada de denúncias e revelações deu origem às CPIs que levaram à sarjeta tantas reputações e carreiras políticas.

É claro que, quando tais ilícitos foram cometidos, seus agentes contavam com a costumeira proteção do silêncio, dos biombos do poder, das muralhas iníquas do sistema. No entanto, um fato aparentemente ocasional (um vídeo gravado!) acabou por deflagrar todo o processo de re-velação, que ainda não chegou a seu desfecho nesta data em que estou escrevendo.

Aquele que optou pela mentira carrega um fardo permanente que vai corroendo a sua alma. Realiza um superesforço para manter na sombra aqueles crimes e pecados que, uma vez expostos à luz, poderiam destruir sua família, sua carreira, sua reputação. Independentemente de tais desastres, a própria consciência dói, reclama, acusa, condena. Os profissionais da área psicológica sabem muito bem que não existe nada mais destrutivo para o psiquismo humano que o sentimento de culpa. Um romance como “Crime e Castigo”, de Dostoiévski, retrata de modo magistral essa terrível experiência.

Como o Senhor nos ama e quer em definitivo a nossa salvação, deixou nas mãos da Igreja um preciosissimo dom: o sacramento da Reconciliação, conhecido como “confissão”. Ali, o pecador tem a oportunidade de manifestar seu arrependimento e contrição. Acusando-se de seu pecado, trazendo à luz o que ocultara nas sombras, abandona-se à misericórdia do Pai e recebe das mãos do ministro ordenado o perdão radical que brota do lado aberto de Cristo. Ao se erguer, vê-se livre do fardo que arrastava, do verme que o corroía, da opressão que o dominava.

Desde então, o pecador arrependido não precisa esperar pelo Juízo Final para ver seu crime exposto aos olhos de todos. Já pode olhar de novo para o alto e dizer baixinho: “Meu Pai!”

 

Orai sem cessar: “Lava-me, e serei mais branco do que a neve!” (Sl 51,9)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.