Liturgia de 26 de fevereiro de 2022

SABADO DA VII SEMANA DO TEMPO COMUM
(cor verde - ofício do dia)

 

Antífona da entrada

- Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).

 

Oração do dia

- Concedei, ó Deus todo poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Tg 5,13-20

- Leitura da carta de são Tiago: Caríssimos, 13se alguém dentre vós está sofrendo, recorra à oração. Se alguém está alegre, entoe hinos. 14Se alguém dentre vós estiver doente, mande chamar os presbíteros da Igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. 15A oração feita com fé salvará o doente e o Senhor o levantará. E se tiver cometido pecados, receberá o perdão. 16Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados e orai uns pelos outros para alcançar a saúde. A oração fervorosa do justo tem grande poder. 17Assim Elias, que era um homem semelhante a nós, orou com insistência para que não chovesse, e não houve chuva na terra durante três anos e seis meses. 18Em seguida tornou a orar, e o céu deu a chuva e a terra voltou a produzir o seu fruto.19Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e um outro o reconduzir,20saiba este que aquele que reconduz um pecador desencaminhado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 141,1-3.8 (R: 2a)

- Minha oração suba a vós como incenso!

R: Minha oração suba a vós como incenso!

 

- Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me; quando eu grito, escutai minha voz! Minha oração suba a vós como incenso, e minhas mãos, como oferta da tarde!

R: Minha oração suba a vós como incenso!

 

- Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, e vigias às portas dos lábios! A vós, Senhor, se dirigem meus olhos, em vós me abrigo: poupai minha vida!

R: Minha oração suba a vós como incenso!

 

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelastes os mistérios do reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!  (Mt 11,25).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 10,13-16.


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!

 

- Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

  

Liturgia comentada

Jesus se indignou... (Mc 10,13-16)

Qual o motivo da indignação de Jesus? É que os discípulos tentavam impedir que as criancinhas fossem levadas até o Mestre. Sempre se pode “dar um desconto” à imprudência dos discípulos, pois as crianças, naquela época, eram consideradas no máximo como uns “homúnculos”, sem estatuto de pessoa. Nem figuravam nas contagens e recenseamentos (cf. Mt 14,21; 15,38).

 

Pois Jesus ficou “indignado”. Não apenas se “aborreceu”, como na tradução da CNBB. No grego original, o verbo é “aganaktéo”, que indica “forte agitação interior” - um verbo que não se reduz a mero “aborrecimento”.

 

Isso foi naquele tempo. E hoje? Quais seriam os motivos da indignação de Jesus Cristo? Sem esforço, eis uma lista. Jesus deve estar “indignado” com:

 

- Casais que não deixam as criancinhas nascerem e usam de recursos artificiais para impedi-las de vir ao mundo...

 

- Pais e padrinhos que, depois de batizarem as crianças, não as acompanham em sua vida espiritual; não lhes proporcionam a necessária catequese; não incentivam sua amizade com Deus...

 

- Educadores que se limitam a dar aos pequenos um currículo de conhecimentos e habilidades, mas não se ocupam com a formação moral dos educandos...

 

- Governantes que desperdiçam grandes recursos públicos com arenas esportivas, mas alegam não dispor de verbas para creches, pré-escolas, assistência pré-natal, contratação de pediatras etc.

 

- Responsáveis por canais de televisão que inundam a mente das crianças e adolescentes com imagens de violência, rebeldia, falta de respeito pelos mais velhos, consumismo sem freios e sexualização precoce...

 

Hoje, como sempre, Jesus Cristo quer a aproximação das crianças, dos pequenos que a sociedade de consumo desvaloriza. Sua ternura se derrama sobre os pequeninos com uma intensidade além de nossas medidas humanas. Jesus se indigna-se ao vê-los abandonados e abusados.

 

Mas Jesus também se alegra ao ver deficientes acolhidos amorosamente pela Comunidade Jesus Menino, de Petrópolis. Vibra com os catequistas que “gastam” seu tempo livre a encaminhar os pequenos em sua vida de oração. Abençoa os profissionais da saúde que ficam de vigília para trazer ao mundo novos adoradores do Pai do Céu. Sabe? Jesus também faz plantão...

 

Orai sem cessar: “Desde o ventre de minha mãe, o Senhor já sabia meu nome!” (Is 49,1)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.