Liturgia de 09 de março de 2022

QUARTA FEIRA I SEMANA DA QUAESMA 

(roxo, ofício do dia)

 

Antífona da entrada 

- Lembrai-vos de vossa misericórdia e de vosso amor, pois são eternos. Nossos inimigos não triunfem sobre nós; libertai-nos, ó Deus de toda angustia! (Sl 24, 6.3.22).

 

Oração do dia 

- Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E enquanto mortificamos o corpo, sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Jn 3,1-10 

- Leitura da profecia de Jonas: 1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.  5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Salmo Responsorial: Sl 51,3-4.12.13.18-18 (R: 19b)

 

- Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
R: Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!


- Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

R: Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!


- Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

R: Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!


- Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

R: Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 11, 29-32

 

Jesus Cristo, sois bendito, sois ungido de Deus Pai!

Jesus Cristo, sois bendito, sois ungido de Deus Pai!

 

-Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12-13)

Jesus Cristo, sois bendito, sois ungido de Deus Pai!

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

Liturgia comentada

Nenhum sinal lhe será dado... (Lc 11,29-32)

Este Evangelho confirma aquilo que se percebe durante toda a vida de Jesus Cristo: ele é odiado. O máximo dom de Deus – o próprio Filho que se encarnou para nos salvar – é repelido como incômoda ameaça. Mesmo depois de sua morte e ressurreição, esse ódio não se diluiu, ainda quando assume, em nosso tempo, ares mais “civilizados”.

 

Como se não bastasse a água mudada em vinho, o pão multiplicado, os doentes curados, cegos que veem, paralíticos que carregam sua padiola pelas ruas, os inimigos de Jesus insistem em tentá-lo: “mostra-nos um sinal”.

 

Santo Efrém de Nísibe (306-373 d.C.) comenta este Evangelho:

“Nosso Senhor deixou de lado os reis e os profetas, suas testemunhas, e apelou aos ninivitas. São eles que irão julgar aqueles que, depois de terem visto numerosos sinais, continuam sem crer. Jonas tinha anunciado a destruição aos ninivitas, inspirando neles o temor; ele havia semeado o espanto entre eles, que apresentaram os frutos da contrição e da penitência; aqueles pagãos se aproximaram de Deus e receberam a vida.

 

Se os ninivitas tivessem desprezado Jonas, teriam descido vivos à mansão dos mortos, tal como Jonas no ventre do peixe. Mas como fizeram penitência, foram reconduzidos da morte para a vida, como Jonas. Assim é também em relação a nosso Senhor: ou os homens vivem por sua morte, ou então eles morrem por causa dela.

 

Para aqueles que pedem uma pregação proveniente do alto, nosso Senhor oferece uma pregação que vem das profundezas; é que eles tinham ouvido uma pregação proveniente do alto, mas não haviam crido. Por isso a pregação sobe das profundezas, como a de Jonas saiu da barriga do peixe. Nosso Senhor, por sua ressurreição, saiu vivo do ventre da terra e enviou os apóstolos entre as nações: a pregação deles é pregação da ressurreição que sobe das profundezas; por ela as nações se convertem e recebem a plenitude da vida. Assim é o sinal de Jonas: uma palavra proveniente das profundezas e que nos dá a vida.”

 

De fato, a Palavra de Deus deveria ser suficiente para nossa conversão. Muitos, porém, continuam em busca de sinais. No interior da comunidade cristã, existem os afeiçoados a pretensas revelações, aparições jamais confirmadas pelo Magistério, sinais no sol e profecias tenebrosas. Do lado de fora, ao contrário, estão aqueles sábios que sabem “ler” os sinais do Evangelho como casos de epilepsia, alucinações coletivas, e chegam a ver no maná uma produção de “polissacarídeos” pelas árvores do... deserto...

 

Bem-aventurados os que não viram e creram...

 

Orai sem cessar: “Senhor, confio em vossos mandamentos!” (Sl 119,66)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.