Liturgia de 08 de maio de 2022

DOMINGO - IV SEMANA DA PÁSCOA

(branco, glória, creio, IV semana do saltério)

 

Antífona da entrada 

- A terra está repleta do amor de Deus; por sua palavra foram feitos os céus, aleluia!  (Sl 32,5).

 

Oração do dia 

- Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: At 13,14.43-52 

- Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, Paulo e Barnabé 14partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 43Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Conversando com eles, os dois insistiam para que continuassem fiéis à graça de Deus. 44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”.48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 9Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região.50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Salmo Responsorial: Sl 100,2.3.5 (R: 3ac)

 

- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.
R: Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.


- Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

R: Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.


- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

R: Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.


- Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente.

R: Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.

 

2ª Leitura: Ap 7,9.14b-17 

- Leitura do livro do Apocalipse de são João: Eu, João, 9vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 14bEntão um dos anciãos me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro. 15Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda. 16Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente. 17Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos”.

 

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

 

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

-Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem (Jo 10,14).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João:Jo 10,27-30

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

  

Liturgia comentada

De cordeiro a pastor... (Jo 10,27-30)

O Evangelho de hoje nos coloca diante de duas imagens bíblicas de profundo significado. De um lado o cordeiro, isto é, a “vítima”, que se estende desde Gênesis 22,13 - quando o filho Isaac foi poupado e, em seu lugar, Abraão sacrificou um cordeiro, que prefigurava Cristo – até Apocalipse 5,3 – onde o Cordeiro, no trono, é o único que tem o poder de abrir o livro selado.

 

Do outro lado, o pastor, isto é, o “guia, o condutor”, que o Antigo Testamento nos apresenta como imagem de Deus (cf. Sl 23,1), mas também se aplica às lideranças do povo escolhido (cf. Jr 3,15; Ez 34,5).

 

Hoje, basta ligar a TV ou acessar uma rede social para ver quanta gente se arvora em pastor, quase sempre explorando seu rebanho. É que eles pretendem ser pastores sem, antes, se tornarem cordeiros...

 

O abade cisterciense André Louf nos fala sobre Jesus Cristo, cordeiro e pastor: “Antes de se tornar pastor, Jesus foi cordeiro, um cordeiro entre outros, como os outros, em tudo semelhantes a eles, exceto no pecado. Cordeiro sem mancha nem defeito, o único apto ao sacrifício, o único digno de ser apresentado e oferecido a Deus em nome de todos os outros animais, seus irmãos. Primeiro imolado, inaugurando e consagrando o novo sacrifício, cordeiro cujo sangue carrega e tira o pecado do mundo, e purifica de toda sujeira. Cordeiro de Deus que precede todos os outros cordeiros no caminho para o Pai. Ninguém vem ao Pai a não ser por ele.”

 

“Foi assim – prossegue A. Louf – que o Cordeiro de Deus se tornou – maravilhosamente – o único verdadeiro pastor, o bom pastor. Pastor, porque primeiro foi cordeiro, e existe uma verdadeira conaturalidade entre ele e os outros cordeiros. Seus cordeiros, ele os conhece, como nenhum outro pastor jamais conhecerá os seus, pois um dia ele quis reuni-los até o ponto de ser ele mesmo um cordeiro entre eles, aquele que encontrou graça aos olhos de Deus, aquele que Deus, ao imitar um rito secular, quis inteira e exclusivamente para si, através do sangue e do fogo do sacrifício.”

 

É o sacrifício que modela e dá têmpera ao pastor. Sem uma vida “sacrificada” pelo rebanho, jamais teremos pastores autênticos. Para ser pastor, não basta ser líder, comunicador, administrador... Primeiro, é preciso ser “cordeiro” e vítima do amor de Deus, para depois transmitir esse mesmo amor ao rebanho sedento de Deus...

 

Orai sem cessar: “O Cordeiro, no meio do trono, será o seu Pastor... (Ap 7,17)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.