Liturgia de 10 de maio de 2022

TERÇA FEIRA – IV SEMANA DA PÁSCOA

(branco, ofício do dia)

 

Antífona da entrada 

- Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu reino, aleluia! (Ap 19,7.6).

 

Oração do dia 

- Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, celebrando o mistério da ressurreição do Senhor, possamos acolher com alegria a nossa redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: At 11,19-26 

- Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 19aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu. 20Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. 21E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. 25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Salmo Responsorial: Sl 87,1-3.4-5.6-7 (R: Sl 117, 1a)

 

- Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.
R: Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.


- O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião

mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

R: Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.


- Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filistéia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.

R: Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.


- Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”

R: Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem

(Jo 10,27).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 10,22-30

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João

- Glória a vós, Senhor!  

 

- 22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”. 25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

  

Liturgia comentada

Eu lhes dou a vida eterna... (Jo 10,22-30)

Atualmente, já não se fala muito em eternidade. Mesmo no meio “pastoral”, as preocupações parecem inclinar-se mais para a organização da comunidade, as obras de misericórdia materiais e – sempre me espanto! – o “marketing” cristão...

 

É como se a promessa de uma vida eterna fosse algo infantil demais para uma sociedade mergulhada em contas a pagar, ações da bolsa, investimentos e segurança. Em consequência, amputa-se o Evangelho de um elemento essencial: Jesus morreu por nós para que tivéssemos a vida eterna.

 

O teólogo suíço H. U. von Balthasar comenta este Evangelho, lembrando que “ele contém uma promessa que ultrapassa toda medida; seria possível dizer que ele ultrapassa toda prudência. Às ovelhas de Jesus, que ele conhece e que o seguem, é assegurado, por três vezes, que elas pertencem definitivamente a ele e ao Pai. E isto porque, desde já, elas receberam o dom da ‘vida eterna’”.

 

O teólogo se explica: “Aquilo que Jesus nos dá aqui embaixo, por sua vida, sua paixão, sua ressurreição, sua Igreja, seus sacramentos, já é vida eterna. Quem a recebe e não a recusa, jamais pode ‘perecer’, ninguém pode ‘arrancá-lo de minha mão’. E isto não é pouca coisa: ninguém pode mais arrancá-lo da mão de Deus Pai, de quem Jesus diz que é maior que ele (porque ele é o seu princípio) e, portanto, que ele, o Filho, é um com este Pai Maior”.

 

Ser “posse” do Pai parece pouco para motivar uma vida segundo o Evangelho, uma vida submissa à vontade de Deus?

 

Prossegue von Balthasar: “As ovelhas abrigadas nesta unidade entre o Pai e o Filho possuem a vida eterna; nenhum poder terrestre, nem mesmo a morte, tem domínio sobre elas. Entretanto, não é de qualquer modo, não é por acaso que o céu é prometido aqui, mas apenas àquelas que ‘escutam minha voz’ e ‘seguem’ o pastor. Uma condição prévia absolutamente ínfima para uma consequência infinita, imensamente grande. Esta é a palavra de Paulo: ‘Pois a leve tribulação de um momento nos prepara, além de toda medida, um volume incomensurável e eterno de glória’ (2Cor 4,17).

 

A figura deste mundo passa (1Cor 7,31). Os edifícios ruem. As moedas se desvalorizam. Os impérios passam. A beleza não resiste ao tempo. O campeão mundial de boxe morre com o mal de Parkinson. A vida que Deus nos dá permanece para sempre.

 

Orai sem cessar: “Amo-te com amor eterno...” (Jr 31,3)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.