Liturgia de 29 de julho de 2022

SEXTA FEIRA – SANTA MARTA – DISCÍPULA DE JESUS

(branco, pref. comum ou dos santos - ofício da memória)

 

Antífona da entrada 

- Jesus entrou numa aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa (Lc 10,38).

 

Oração do dia 

- Senhor nosso Deus, cujo Filho chamou de novo Lázaro do sepulcro para a vida e aceitou a hospitalidade que Marta lhe oferecia em sua casa, concedei-nos que, servindo a Cristo em cada um de nossos irmãos, mereçamos ser alimentados com Maria na meditação da sua Palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: 1Jo 4,7-16 

- Leitura da primeira carta de são João: 7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 34,2-3.4-5.6-7.8-9.10-11 (R: 2a)

 

- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

- Provai e vede quão suave é o Senhor!
R:  Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

- Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

- Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda a angústia.

R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

- O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

- Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 10,38-42

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João

- Glória a vós, Senhor!   

 

- 38Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. 39Ela tinha uma irmã, Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com os muitos afazeres da casa. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda, pois, que ela venha me ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas

e andas agitada com muitas coisas. 42No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada

A melhor parte... (Lc 10,38-42)

“Jesus amava Marta e sua irmã e a Lázaro.” (Jo 11,5) “Amava” [hêgapa, no texto grego] exprime o mais elevado nível de amor que se pode atingir. Não apenas uma atração natural [eros], nem o apego entre parentes [stérguein], nem mesmo a amizade por eleição [philia]. O verbo agapao supera os demais níveis do amor, elevando-se ao estágio espiritual. É o verbo empregado para falar do amor divino: “E tendo amado os seus que estavam no mundo, [Jesus] amou-os [egápesen] até o fim”. (Jo 13,2)

 

Era natural, pois, que a presença de Jesus em Betânia, onde costumava descansar periodicamente, fosse recebida com as maiores manifestações de afeto. Existem, porém diferentes maneiras de manifestar esse apreço e essa dileção. Marte foi para a cozinha, pois a hospitalidade oriental assim lhe pedia. Maria ficou aos pés de Jesus, pois assim lhe pedia a sede interior.

 

Alguma delas merece reprimenda? Uma das duas está errada? Claro que não. Mas parece que uma gradação até na maneira de acertar... Eis o comentário de Marko I. Rupnik:

 

“Não pode haver contraposição entre o serviço – oferecer o pão – e a escuta da Palavra, ou seja, a oração. Trata-se, antes, de uma justa hierarquia entre as duas coisas. Quando Cristo responde ao tentador, no deserto, diz, citando Dt 8,3, que não só de pão vive o ser humano, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Não diz que não se vive de pão, mas não se vive somente de pão. Quando cura a menina de Jairo, ordena aos pais dar-lhe de comer (cf. Lc 8,55). O que demonstra que a Palavra tem o primado, porque por meio dela tudo foi criado, mas a Palavra inclui também o pão.

 

Por essa razão, uma vez garantido o primado de Deus, todas as coisas encontram seu lugar de modo orgânico, sem antagonismos nem dispersão. Justamente o episódio de Marta e Maria, no Evangelho de Lucas, encontra-se depois do relato do bom samaritano e pouco antes do ensinamento do pai-nosso. E logo depois do Pai-Nosso temos a perícope do amigo importuno, que pede justamente comida.

 

Também a partir dessa composição, é visível a ausência de qualquer contraposição entre contemplação e ação, oração e serviço, mas a questão é a de amar a Deus com todo o coração e ao próximo como a nós mesmos.”

 

E aprendemos que muita agitação vale menos que uma só coisa...

 

Orai sem cessar: “Eu sou para o meu amado...” (Ct 6,3)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.