Liturgia de 07 de dezembro de 2022

QUARTA FEIRA - SANTO AMBRÓSIO BISPO E DOUTOR
(branco, pref. Advento I - ofício da solenidade)

 

Antífona da entrada

- Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).

 

Oração do dia 

- Ó Deus, que fizestes o bispo santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Is 40,25-31

- Leitura do livro do profeta Isaías: 25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?” — fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? — Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?” 28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 103,1-2.3-4.8.10 (R: 1a)

-  Bendize, ó minha alma, ao Senhor.
R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor.


- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor.


- Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão;

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor.


- O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor.

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eis que o Senhor há de vir, a fim de salvar o seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 11,28-30


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!

 

- Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

- Palavra da salvação.

 

 

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

Liturgia comentada

Levantai os olhos para o alto! (Is 40,25-31)

Desde criança, ouvia o alerta de meus pais: - “Menino, olha onde pisa!” Fosse na rua, onde os cães deixavam sua sujeira, fosse na beira do rio, onde as jararacas se ocultavam, olhar para o chão era uma questão de segurança.

 

Parece que muita gente deve ter ouvido conselhos semelhantes. Contemplo a multidão que passa e vejo que todos olham para o chão. Veem o asfalto e o trabalho, a poupança e a Bolsa de Valores, o vestibular e o ENEM, a carreira e a aposentadoria. Ninguém olha mais alto...

 

Ora, a Liturgia de hoje nos traz a exortação do profeta Isaías, que insiste para que elevemos nosso olhar para o alto, pois é do Alto que nos vem a salvação. “Rorate, caeli” – canta a antífona do Advento: “Destilai, ó céus, das alturas, e as nuvens chovam o Justo; abra-se a terra e produza a salvação".

 

Se um dia fomos quadrúpedes, como afirmam certos evolucionistas, já faz tempo que nos erguemos em dois pés e nos tornamos capazes de mirar mais alto. A mensagem da Escritura nos garante que nosso ponto de chegada ultrapassa em muito as realidades terrenas. O Apóstolo convida: “Buscai as coisas do alto, não do que é da terra, pois morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo, em Deus”. (Cl 3,2-3)

 

Não é difícil perceber as raízes da crise de nossa sociedade. Nem dos numerosos suicídios entre nossos jovens. Nem da epidemia de depressão que assola o Ocidente. Nem da avalanche da droga que arrasta multidões. É que o coração humano não encontra alimento nas coisas “de baixo”. As idolatrias de plantão – imoralidade sexual, impureza, paixão, maus desejos, ganância (cf. Cl 3,5) – prendem nossos olhar ao barro e atam as asas do espírito, impedidas de voar.

 

A sede de sentido que tortura gravemente este milênio só pode ser saciada com as coisas do alto. Quem se dispôs a contemplá-las tornou-se capaz de servir ao próximo, de arriscar sua vida para cuidar das vítimas do Ebola, de se dedicar à formação da juventude, de impedir que sua profissão se limite a um meio de ganhar dinheiro, mas seja amoroso serviço à humanidade.

 

São tantos que se queixam da vida! Não descobriram a alegria de viver... Carregam a vida como um fardo... Buscam no álcool um sedativo para o verme interior... Quando erguerão seu olhar para o Salvador que se aproxima?

 

Orai sem cessar: “Tenho os olhos fixos no Senhor!” (Sl 25,15)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.