Liturgia de 18 de janeiro de 2023

QUARTA FEIRA DA II SEMANA COMUM 

(verde, ofício do dia)

 

Antífona da entrada 

- Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo!  (Sl 65,4).

 

Oração do dia 

- Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a nossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Hb 7,1-3.15-17 

- Leitura da carta aos Hebreus: Irmãos, 1Melquisedec, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão, quando esse regressava do combate contra os reis, e o abençoou. 2Foi a ele que Abraão entregou o dízimo de tudo. E o seu nome significa, em primeiro lugar, “Rei de Justiça”; e, depois: “Rei de Salém”, o que quer dizer, “Rei da Paz”. 3Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias, nem fim de vida! É assim que ele se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre. 15Isto se torna ainda mais evidente, quando surge um outro sacerdote, semelhante a Melquisedec, 16não em virtude de uma prescrição de ordem carnal, mas segundo a força de uma vida imperecível. 17Pois diz o testemunho: “Tu és sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec”.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Salmo Responsorial: Sl 110,1.2.3.4 (R: 4bc)

 

 

- Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melqui­sedec!
R: Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!


- Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés! ”

R: Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!


- O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: “Domina com vigor teus inimigos”.

R: Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!


- “Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei! ”

R: Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!

- Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!”

R: Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Jesus pregava a Boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 3,1-6

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!  


-
Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio! ” 4E perguntou--lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

  

Liturgia comentada

É permitido fazer o bem?... (Mc 3,1-6)

Quando a Boa Nova foi anunciada a um público judaico, um dos entraves para sua aceitação era a difícil questão do cumprimento, ou não, da antiga Lei. Entre outros nervos expostos, os alimentos considerados “impuros”, a circuncisão e os preceitos relativos ao sábado. Santo Hilário de Poitiers, um dos mais venerados Padres da Igreja, comenta o assunto do sábado:

 

“No dia de sábado era obrigatório para todos, sem exceção, não realizar nenhum trabalho e repousar na inatividade. Então, como o Senhor pôde romper com o sábado?

 

“Na verdade, grandes são as obras do Senhor: ele sustenta nas mãos o céu, fornece a luz ao sol e aos outros astros, dá crescimento às plantas da terra, mantém o homem vivo. Sim, tudo existe e permanece no céu e na terra pela vontade de Deus, o Pai. Tudo vem de Deus e tudo existe pelo Filho. De fato, Ele é a cabeça e o princípio de tudo. Nele tudo foi feito. E é da plenitude nele contida que, segundo a iniciativa de seu eterno poder, ele criou a seguir todas as coisas.

 

“Ora, se Cristo age em tudo, é necessariamente a ação daquele que age em Cristo. E ele diz: “Meu Pai trabalha cada dia, e eu também trabalho” (Jo 5,17). Tudo o que faz o Cristo, Filho de Deus habitado pelo Pai, é obra do Pai. Assim, a cada dia tudo é criado pelo Filho, pois o Pai tudo faz no Filho. Logo, a ação de Cristo é de todos os dias; e, a meu ver, os princípios da vida, as formas dos corpos, o desenvolvimento e o crescimento dos seres vivos manifestam esta ação.

 

“O próprio Deus trabalha em dia de sábado? Certamente, sim., pois de outro modo desapareceria o céu, a luz do sol se extinguiria, a terra perderia consistência, todos os frutos ficariam sem a seiva e a vida dos humanos pereceria se, por causa do sábado, cessasse de agir a força constitutiva do universo.

 

“De fato, porém, não nenhuma trégua: tão bem no sábado quanto nos outros seis dias, os elementos continuam a cumprir sua função. Por meio deles, o Pai trabalha em todo o tempo, mas ele age no Filho que nasceu dele, e por quem tudo isso é sua obra. Por conseguinte, não existe repouso em Deus, já que nenhum dia vê cessar a obra de Deus.

 

“É assim a obra de Deus. Então, em que consiste o seu repouso? A obra de Deus é a obra de Cristo. E o repouso de Deus é o Cristo-Deus, pois tudo o que pertence a Deus está verdadeiramente em Cristo, a tal ponto que o Pai pode repousar sobre ele.”

 

Orai sem cessar: “Teu é o dia, e tua é a noite.” (Sl 74,16)

 

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.