Liturgia de 05 de março de 2023

II DOMINGO DA QUARESMA

(roxo, creio, prefácio próprio, II semana do saltério)

 

Antífona da entrada 

- Meu coração disse: Senhor, buscai a vossa face. É vossa face, Senhor, que eu procuro, não desvie de mim o vosso rosto! (Sl 26,8s).

 

Oração do dia 

- Ó Deus, que nos mandastes ouvir vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa Palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão de vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Gn 12,1-4a 

- Leitura do livro do Gênesis: 1Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. 2Farei de ti um grande povo e te abençoarei; engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. 3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!”. 4aE Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Salmo Responsorial: Sl 33,4-5.18-19.20-22 (R: 22)

- Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação!

R: Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação!


- Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

R: Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação!


- Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

R: Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação!


- No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

R: Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação!

 

2ª Leitura: 2Tm 1,8b-10 

- Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo: Caríssimo: 8bsofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 9Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, desde toda a eternidade. 10Esta graça foi revelada agora, pela manifestação de nosso Salvador, Jesus Cristo. Ele não só destruiu a morte, como também fez brilhar a vida e a imortalidade por meio do Evangelho.

 

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 17,1-9

 

Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória.

Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória.

 

- Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós (Lc 9,35).

Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória.

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!  


-
Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus.  4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!” 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”. 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

  

Liturgia comentada

É bom estarmos aqui... (Mt 17,1-9)

Em geral, quando se medita sobre a Transfiguração de Jesus, os pregadores e comentaristas se dedicam a “desmitificar” o Tabor. E falam, acima de tudo, de descer a montanha, arregaçar as mangas e pôr-se a trabalhar na construção do Reino. Seja lá o que for que eles imaginam como “reino”.

 

Não que esta “descida” não seja importante. Claro que é. Mas a afobada pressa em descer na direção dos homens acaba nos distraindo da importância de estar com o Mestre no alto da montanha, mergulhar na sua luz, contemplar a sua glória, ainda que mesclada ao anúncio do Calvário.

 

Ou será proibido erguer a tenda, simples barraca, e ficar um tempinho na companhia de Jesus? Será comodismo separar uns minutos por dia para rezar um Salmo, uma dezena do terço, a alegre ação de graças? Será “alienação” (como amam esse termo marxista!) alegrar-se em Deus? Rejubilar em sua presença? Reanimar o ser, desgastado pelos combates cotidianos?

 

Claro que não! Afinal, foi o próprio Mestre que chamou a Pedro, Tiago e João para o alto da montanha. E não um monte qualquer, mas uma “alta” montanha (cf. Mt 17,1). Era mesmo um “retiro espiritual”, um afastamento do mundo dos homens, a retomar contato com a Lei de Moisés e a profecia de Elias.

 

Sim, logo chegaria a “hora” de Jesus. Logo veriam o escândalo da cruz (cf. Gl 5,11) e a aparente vitória do poder das trevas. Devia, pois, preparar os três amigos, mergulhando-os previamente na luz gloriosa que voltariam a ver mais tarde na face do Ressuscitado. De uma montanha à outra, do Tabor ao Calvário, era uma longa caminhada!

 

Tenho visto muita gente esmagada pela cruz. Dispersa pelos inimigos da Igreja. Escandalizada com a própria cruz. E entendo bem por quê. São pessoas que não subiram o Tabor. Não contemplaram a face luminosa do Cristo transfigurado. Não se alimentaram com o Pão eucarístico. Não reservaram aqueles minutos de elevação na prece matinal. Não ouviram a voz do Pai, em sua Palavra, quando Ele dizia: “Este é meu Filho. Escutai-o!”

 

Então, meus irmãos engajados – tão heroicos em sua dedicação -, peço-lhes que deixem de fazer ironias a respeito do Tabor. Ele é mais importante do que se pode imaginar. É ele que nos dá a senha para o Calvário. E se tantos militantes se cansaram, abandonando o campo de batalha, foi porque não subiram a primeira montanha.

 

Subamos o Tabor. Façamos lá a nossa tenda, nem que seja por instantes, a contemplar a face de Cristo. Depois, sim, vamos descer à planície...

 

Orai sem cessar: “Vamos subir à casa do Senhor!” (Salmo 121,1)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.