Liturgia de 17 de abril de 2023

SEGUNDA FEIRA - II PÁSCOA
(branco, pref. pascal - ofício do dia)

 

Antífona da entrada

- Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6,9)

 

Oração do dia

- Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos para alcançarmos a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: At 4,23-31

- Leitura dos Atos dos Apóstolos: 23Naqueles dias, logo que foram postos em liberdade, Pedro e João voltaram para junto dos irmãos e contaram tudo o que os sumos sacerdotes e os anciãos haviam dito. 24Ao ouvirem o relato, todos eles elevaram a voz a Deus, dizendo: “Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe.25Por meio do Espírito Santo, disseste através do teu servo Davi, nosso pai: ‘por que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vãs? 26Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias’. 27Foi assim que aconteceu nesta cidade: Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se com os pagãos e os povos de Israel contra Jesus, teu santo servo, a quem ungiste, 28a fim de executarem tudo o que a tua mão e a tua vontade haviam predeterminado que sucedesse. 29Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua palavra. 30Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do teu santo servo Jesus”. 31Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram corajosamente a palavra de Deus.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 2,1-3.4-6.7-9 (R: 12d)

- Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.

R: Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.

 

- Por que os povos agitados se revoltam? Por que tramam as nações projetos vãos? Por que os reis de toda a terra se reúnem e conspiram os governos todos juntos contra o Deus onipotente e o seu Ungido? “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, “e lançar longe de nós o seu domínio!”

R: Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.

 

- Ri-se deles o que mora lá nos céus; zomba deles o Senhor onipotente. Ele, então, em sua ira os ameaça, e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz: “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, e em Sião, meu monte Santo, o consagrei!”

R: Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.

 

- O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és o meu Filho, e eu hoje te gerei! Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!”

R: Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.

 

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus Pai (Cl 3,1).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 3,1-8

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

 

- 1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”. 3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer de novo, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” 5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

  

Liturgia comentada

Ele veio de noite... (Jo 3,1-8)

A noite é um tempo especial. Posto o sol, as sombras velam os espaços, diluem as formas, disfarçam os rostos. Sem imagens para os olhos, os ouvidos se aguçam à procura de sinais: passos nas pedras, folhas secas pisadas, o vento na ramagem. Foi no meio da noite que o galo cantou e despertou as lágrimas de Pedro. Era na solitude da noite que Jesus vigiava, atento à voz do Pai...

 

Nicodemos, fariseu e membro do Sinédrio – o supremo tribunal religioso de Israel -, um intelectual sincero em busca da verdade, visita Jesus nas trevas da noite. Nada mais apropriado. Afinal, Jesus – a Luz do mundo – viera do Pai exatamente com a missão de iluminar as trevas.

 

Tenho ouvido com frequência uma acusação contra Nicodemos: o membro do sinédrio teria vindo à noite porque sentia medo dos poderosos grupos dirigentes que viam a Jesus como um incômodo adversário. Ele não queria arriscar-se. A noite seria a proteção dos covardes. Peço licença para discordar. Aposto que Nicodemos veio à noite porque não desejava interrupções naquele encontro. Ao contrário, buscava por um momento de intimidade com Jesus, quando a Verdade – ah! a Verdade tão suspirada! – invadiria seu coração sedento...

 

De fato, muitas vezes Jesus aproveitou o sossego da noite para traduzir em miúdos, junto aos discípulos, as lições e parábolas que permaneciam impenetráveis à grande massa. Assim, se o dia era dado às turbas, a noite pertence aos discípulos. É seu tempo privilegiado de escuta e revelação.

 

Ai de nós! Nossas noites – agora iluminadas por tantos watts, sem aquelas antigas lamparinas de azeite tremulantes! – mudaram-se em preguiçoso tempo de contemplação de novelas e filmes pagãos... O precioso tempo que nos era dado para a intimidade com o Mestre acaba sequestrado pelas anestesias e ilusões da sociedade sem tempo para Deus...

 

E pensar que o Mestre ainda está esperando por nós... Tem tantos segredos a nos revelar... Tem sede de nossa companhia... E não encontra os amigos dispostos a ouvir a sua Palavra...

 

É bom, afinal, não esquecer o aviso que o Mestre nos deixou: será bem no meio da noite que se ouvirá o grito: “Eis o Esposo! Ide ao seu encontro!” (Mt 25,6) Quem estiver de vigília, este entrará para o banquete...

 

Orai sem cessar: “E de noite eu louvarei o Deus da minha vida!” (Sl 42 [41],9)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.