Liturgia de 07 de julho de 2023

SEXTA FEIRA – XIII SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde – Ofício do dia)

 

Antífona da entrada 

- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. (Sl 46,2)

 

Oração do dia 

- Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Gn 23,1-4.19; 24,1-8.62-67

- Leitura do livro do Gênesis: 1 Sara viveu cento e vinte e sete anos, 2 e morreu em Cariat Arbe, que é Hebron, em Canaã. Abraão veio fazer luto por Sara e chorá-la. 3 Depois levantou-se de junto da morta e falou aos hititas: 4 “Sou um estrangeiro e hóspede no vosso meio. Cedei-me como propriedade entre vós um lugar de sepultura, onde possa sepultar minha esposa que morreu”. 19 Assim, Abraão sepultou Sa­ra, sua mulher, na caverna do campo de Macpela, em frente de Mambré, que é Hebron, na terra de Canaã. 24,1 Abraão já era velho, de idade avançada, e o Senhor o havia abençoado em tudo. 2 A­braão disse ao servo mais antigo da sua casa, administrador de todos os seus bens: “Põe a mão debaixo da minha coxa 3 e jura-me pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu moro; 4 mas tu irás à minha terra natal, buscar entre os meus parentes uma mulher para o meu filho Isaac”. 5 E o servo respondeu: “E se a mulher não quiser vir comigo para esta terra, deverei levar teu filho para a terra de onde saíste?” 6 Abraão respondeu: “Guarda-te de levar meu filho de volta para lá. 7 O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e da minha terra natal, e que me falou e jurou, dizendo: ‘À tua descendência darei esta terra’, ele mesmo enviará seu anjo diante de ti e trarás de lá uma mulher para meu filho. 8 Porém, se a mulher não quiser vir contigo, ficarás livre deste juramento; mas de maneira alguma levarás meu filho de volta para lá”. 62 Isaac tinha voltado da região do poço de Laai-Rói e morava na terra do Negueb. 63 Ao cair da tarde, Isaac saiu para o campo a passear. Levantando os olhos, viu camelos que chegavam. 64 Re­beca também, erguendo os olhos, viu Isaac. Desceu do Camelo, 65 e perguntou ao servo: “Quem é aquele homem que vem pelo campo, ao nosso encontro?” O servo respondeu: “É o meu Senhor”. Ela puxou o véu e cobriu o rosto. 66 Então o servo contou a Isaac tudo o que tinha feito. 67 Ele introduziu Rebeca na tenda de Sara, sua mãe, e recebeu-a por esposa. Isaac amou-a, consolando-se assim da morte da mãe.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 106,1-2.3-4a.4b-5 (R: 1a)

 

- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

 

- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece?

R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

 

- Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!

R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

 

- Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança.

R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28)

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 9,9-13

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13A­prendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada

Vim chamar os pecadores... (Mt 9,9-13)

Neste Evangelho, num gesto livre e soberano, Jesus chama a segui-lo um homem que seria incluído no grupo seleto dos Doze Apóstolos. Levi-Mateus é um publicano, isto é, um judeu que aceitara o trabalhinho sujo de cobrar impostos de seus compatriotas, a serviço dos romanos que dominavam a província da Palestina.

 

Além do aspecto ético de seu trabalho, o simples contato com os romanos era suficiente para que Mateus fosse considerado como “impuro”, eliminado da comunhão com os judeus cumpridores da lei mosaica e das prescrições rabínicas. Em suma, um pária. Daí, a reação – um misto de surpresa e de repulsa – manifestada pelos fariseus aos discípulos de Jesus: “Por que ele come com os pecadores?”

 

Hébert Roux comenta: “Os judeus piedosos desprezavam os publicanos, que eles incluíam na categoria dos pecadores, das pessoas de má vida, enquanto funcionários do Estado romano, assumindo a figura de renegados aos olhos dos fiéis seguidores da tradição nacional e religiosa.

 

“Mas Jesus, mais uma vez, remete os fariseus à Escritura. A palavra que ele cita aparece duas vezes no Antigo Testamento (1Sm 15,22; Os 6,6). Na primeira passagem, Samuel contrapõe a obediência e a submissão ao sacrifício que Saul invoca para justificar sua conduta, que o levaria ser rejeitado por Deus. Oseias, por sua vez, denuncia o pecado de Israel, que procura justificar-se diante de Deus por seus sacrifícios e holocaustos, sem levar a sério a justiça de Deus e o conhecimento de sua vontade.

 

“Ora, é esta vontade de Deus, que é misericórdia e graça, que se manifesta pela presença de Jesus na refeição dos pecadores. Ele ali está em cumprimento de sua verdadeira missão, cercado não pela elite piedosa e satisfeita consigo mesma, mas por aqueles que, devido à sua própria abjeção, estão dispostos a ouvir e receber sua palavra de perdão. Ao procurarem distinguir-se dos pecadores, os fariseus excluem a si mesmos da misericórdia que Jesus anuncia.”

 

Cuidado! Terreno minado! A mensagem do Evangelho de Jesus não é a honestidade! Ele não desceu do Pai à procura de pessoas sadias (caso elas existam...), mas como médico para os doentes. Isto explica que o dominicano Pe. Jean Joseph Lataste (1832-1869), capelão de presídio, tenha fundado na França uma congregação que reuniu, em 40 anos, 193 freiras, na maioria ex-presidiárias.

 

Orai sem cessar: “Eu quero a misericórdia!” (Oseias 6,6)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.