Liturgia de 09 de julho de 2023

DOMINGO DA XIV DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio - II semana do saltério)

 

Antífona da entrada

- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).

 

Oração do dia

- Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Zc 9,9-10

- Leitura da profecia de Zacarias: Assim diz o Senhor: 9“Exulta, cidade de Sião! Rejubila, cidade de Jerusalém! Eis que vem teu rei ao teu encontro; ele é justo, ele salva; é humilde e vem montado num jumento, um potro, cria da jumenta.

10Eliminará os carros de Efraim, os cavalos de Jerusalém; ele quebrará o arco de guerreiro, anunciará a paz às nações. “Seu domínio se estenderá de um mar a outro mar, e desde o rio até os confins da terra”.

 

- Palavra do senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 145,1-2.8-11.13cd-14 (R: 1b)

- Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!


- Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!


- Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!


- Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!


- O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

2ª Leitura: Rm 8,9.11-13


- Leitura da carta de são Paulo aos Romanos: Irmãos: 9Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

11E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós.

12Portanto, irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne, para vivermos segundo a carne. 13Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Eu te louvo, ó Pai santo, Deus do céu, Senhor da terra; os mistérios do teu reino aos pequenos, Pai, revelas!  (Mt 11,25).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 11,25-30


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor!

 

- Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.

27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

 

Liturgia comentada

Aos pequeninos... (Mt 11,25-30)

Em apenas seis versículos, três notáveis notícias: 1) a revelação do Pai se dirige aos “pequeninos”; 2) ela se realiza unicamente pelo Filho, Jesus Cristo, que a comunica a quem ele quer; 3) ele transmite esta revelação do Pai e do Filho a todos aqueles que sofrem sob o peso do fardo, orientando-os ao seu próprio exemplo.

 

Quem faz este “resumo” do Evangelho de hoje é o inspirado teólogo Hans Urs von Balthasar, que estende sua reflexão:

 

“Tudo provém do Pai. Jesus, o revelador, agradece ao Pai, de quem ele recebe o ser. E já está previsto no plano do Pai que Jesus não irá atingir os ‘sábios e os sabidos’ com sua revelação – esses que pensam já saber tudo e melhor que os outros -, mas somente os ‘pequeninos’.

 

Pequeninos? Aqueles que não se submeteram à teologia dos doutores da Lei, o mesmo que os ‘pobres em espírito’, o mesmo que os ‘doentes’ cujo olhar interroga o médico, e as ‘ovelhas desgarradas’ que não possuem pastor...

 

Esses pobres têm um espírito aberto e não empanturrado por mil teorias. Ainda que sejam desprezados pelos sábios, Deus os reservou como destinatários de sua revelação. E se perceberá, mais profundamente ainda, que o Filho, em sua humildade e rebaixamento, só pode ser compreendido como o mediador dos sentimentos do Pai, em razão de seus próprios sentimentos, pelos ‘pequeninos’ aos quais ele se dirige.”

 

Na segunda metade dos anos 80, participei de uma associação de leigos dedicados à evangelização. Em nossas viagens missionárias, sempre levávamos livros de conteúdo espiritual para serem vendidos. Se visitávamos um grupo ou comunidade de classe média alta, só queriam adquirir livros sobre “cura”. Cura interior, cura das emoções, cura das lembranças. Se o grupo visitado era uma comunidade mais pobre, só se interessavam por livros sobre “oração”. Queriam melhorar sua comunicação com Deus. Não preciso comentar...

 

Em um mundo fraturado – norte contra sul, centro contra periferia, capital contra trabalho -, os ‘pequeninos’ gemem sob pesado fardo. É exatamente a eles que Jesus se dirige: “Vinde a mim!” O mesmo Jesus que carregou em sua cruz o fardo de toda a humanidade, aproxima-se daqueles que são esmagados por um sistema cruel e desumano. E eles sabem que Jesus sofre com eles...

 

Orai sem cessar: “Eu mesmo sou o vosso consolador!” (Is 51,12)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.