Liturgia de 29 de julho de 2023

SABADO – SANTA MARTA – DISCÍPULA DE JESUS

(branco, pref. comum ou dos santos - ofício da memória)

 

Antífona da entrada 

- Jesus entrou numa aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa (Lc 10,38).

 

Oração do dia

- Pai todo-poderoso, cujo Filho quis hospedar-se em casa de Marta, concedei por sua intercessão que servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs, sejamos recebidos por vós em vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: 1Jo 4,7-16 

- Leitura da primeira carta de são João: 7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 34,2-3.4-5.6-7.8-9.10-11 (R: 2a)

 

- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

- Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

- Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda a angústia.

R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

- O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

- Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Lc 10,38-42

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. 39Ela tinha uma irmã, Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com os muitos afazeres da casa. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda, pois, que ela venha me ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. 42No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada

Andas inquieta... (Lc 10,38-42)

Maria sentada aos pés de Jesus, ouvindo suas palavras. Marta, atarefada, na cozinha, preparando a refeição para o ilustre Visitante. Duas modalidades de relacionar-se com Jesus: a vida ativa de Marta, a vida contemplativa de Maria. Ação e oração. E as duas estão ocupadas a fazer o bem.

 

Marta tropeça, no entanto, quando reclama, sentindo-se prejudicada, e tenta forçar a irmã a imitá-la. E, de quebra, ainda leva uma suave repreensão do Mestre, que elogia a escolha de Maria: “Ela escolheu a melhor parte” ...

 

Segundo Hans Urs von Balthasar, “não é a hospitalidade afobada de Marta que ocupa o primeiro lugar, mas a palavra de Deus pronunciada por Jesus. Nenhuma obra realizada para Deus merece o dom da palavra; e esta é dada gratuitamente a Maria porque ela está aberta e pode ouvi-la”.

 

Na prática, não se vive só de coisas “espirituais”, como a oração e o jejum, as meditações e as pregações. Encarnados que somos, nós também precisamos de água e pão, bebida e comida, banho e remédios, escola e trabalho. Mas, se a legítima tradição cristã nos ensina a espiritualizar as coisas materiais, isto é impossível para quem não se detém a ouvir o Senhor.

 

A História da Igreja está cheia de episódios que envolvem “servidores” que desanimaram ou se corromperam em sua ação, apesar de bem intencionados, exatamente porque não encontraram o tempo de oração e meditação da Palavra de Deus. Mesmo nas comunidades religiosas, é comum que os membros não encontrem algum tempo para a oração comunitária, de tal modo estão assoberbados por suas atividades.

 

Os autores espirituais chamam nossa atenção para a esterilidade da ação que não é iluminada pelo Espírito de Deus, mas acaba se resumindo a esforço humano a partir de iniciativas pessoais que não correspondem às divinas intenções.

 

É claro que o trabalho também é um caminho de santificação. A presença cristã nos ambientes de trabalho e de estudo, na família e na sociedade, é algo tão sagrado quanto a oração. No entanto, a sabedoria de São Bento aponta para o equilíbrio entre os dois polos: ora et labora (reza e trabalha). A afirmativa: “minha ação já é oração”, tão em moda no período pós-Vaticano II, está na raiz de muitos desastres humanos e espirituais.

 

Em minha Betânia pessoal, que espaço reservo para Marta e para Maria?

 

Orai sem cessar: “Guardo vossa palavra no fundo do coração!” (Sl 119,11)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.