Liturgia de 10 de outubro de 2023

TERÇA FEIRA – XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde, glória, creio – II semana do saltério)

 

Antífona da entrada 

- Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9s).

 

Oração do dia 

- Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Jn 3,1-10 

- Leitura da Profecia de Jonas: 1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 130,1-2.3-4ab.7-8 (R: 3)

 

- Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?
R: Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?


- Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

R: Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?


- Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

R: Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?


- Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

R: Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?



Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 10,38-42

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

 

 

- Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

 

Liturgia comentada

Andas inquieta... (Lc 10,38-42)

Imagino que Dona Marta tenha de fato muitas qualidades. Muitas virtudes, sem dúvida. Marta é aquela mulher “trabalhadeira”, ativa, que está em toda parte. Marta tem mãos de fada na costura e no bordado. Marta é também uma excelente cozinheira. Sua casa é um brinco, sem um grão de poeira - dizem as comadres observadoras! Mas não é por isso que Marta merece repreensão...

 

Bem que ela poderia parar um pouquinho, às vezes, e sentar-se para ouvir as palavras do Mestre. Mas parece que ela teme por sua imagem: “Que é que vão dizer?” Assim, Marta precisa manter impecável o seu padrão de qualidade aos olhos dos outros. Se ela vier a interromper sua luta, poderão chamá-la de preguiçosa. E isso, para ela, é intolerável...

 

Seu pecado maior é a agitação. “Andas inquieta com muitas coisas” - observa o Mestre, abanando a cabeça. Na tradução latina de São Jerônimo: “turbaris erga plurima”. Assim, é o excesso de atividades que a deixa perturbada. Sem paz no coração, como acolher a visita do Senhor?

 

Neste ruidoso início de milênio, mergulhados até o pescoço em uma sociedade ativa e consumista, muitas pessoas têm sido valorizadas por aquilo que, no fundo, devia ser considerado um vício, e não uma virtude: a agitação. Mesmo em plena vida eclesial, ressurge a velha heresia do pelagianismo, que imagina poder salvar (e salvar-se!) à custa de esforço, boa vontade e mangas arregaçadas, sem depender humildemente da graça de Deus. São os critérios típicos do mundo socioeconômico - produtividade, eficiência, sucesso – que não deixam espaço para a escuta do Espírito que fala aos corações. E Deus fica falando sozinho para a multidão apressada...

 

Imersos em clima obviamente herético, também nós corremos o risco de centrar em nossas atividades (ou na agitação?) o foco de nossa vida. Em decorrência disso, valoriza-se menos (ou até se despreza...) a oração, a contemplação, a intimidade com a Palavra de Deus. Matriculados na escola de Marta, estes valores passam a ser considerados como “perda de tempo”.

 

Depois disso, seria útil olhar em volta e verificar quantos “agentes de pastoral” acabaram vencidos pelo desânimo, prejudicados pela estafa, exatamente pela falta do alimento interior que eles teriam encontrado na vida de oração. Seria imprudência repetir os mesmos erros.

 

E como disse Jesus, “Maria escolheu a melhor parte” ...

 

Orai sem cessar: “Mantenho em calma e sossego a minha alma.” (Sl 131,2)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.