Liturgia de 19 de dezembro de 2023

TERÇA FEIRA – III SEMANA DO ADVENTO.

(roxo, pref. do Advento I - ofício do dia)

 

Antífona da entrada

- Aquele que há de vir chegará sem demora e já não haverá mais temor entre nós, porque ele é o nosso salvador (Hb 10,37).

 

Coleta

- Ó Deus, pelo parto virginal de Maria revelastes ao mundo o esplendor da vossa glória; concedei-nos venerar com fé pura e celebrar, com devoção e amor o mistério tão profundo da encarnação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: Jz 13,2-7.24-25a

- Leitura do livro dos Juízes - Naqueles dias: 2Havia um homem de Saraá, da tribo de Dã, chamado Manué, cuja mulher era estéril. 3O anjo do Senhor apareceu à mulher e disse-lhe: 'Tu és estéril e não tiveste filhos, mas conceberás e darás à luz um filho. 4Toma cuidado de não beberes vinho nem licor, de não comeres coisa alguma impura, 5pois conceberás e darás à luz um filho. Sua cabeça não será tocada por navalha, porque ele será consagrado ao Senhor desde o ventre materno, e começará a libertar Israel das mãos dos filisteus'. 6A mulher foi dizer ao seu marido: 'Veio visitar-me um homem de Deus, cujo aspecto era terrível como o de um anjo do Senhor. Não lhe perguntei de onde vinha nem ele me revelou o seu nome. 7Ele disse-me: 'Conceberás e darás à luz um filho. De hoje em diante, toma cuidado para não beberes vinho nem licor, e não comeres nada de impuro, pois o menino será consagrado a Deus, desde o ventre materno até ao dia da sua morte`'. 24Ela deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor o abençoou. 25aO espírito do Senhor começou a agir nele no Campo de Dã.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Salmo Responsorial: Sl 71,3-4a.5-6ab.16-17(R: 8a)

 

- Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.

R: Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.


- Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio. 
R: Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.


- Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, 6bdesde o seio maternal, o meu amparo. 
R: Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.


- Cantarei vossos portentos, ó Senhor, lembrarei vossa justiça sem igual!
Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

R: Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - A raiz de Jessé, sinal das nações: oh, vinde livrar-nos e não tardeis mais!

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 1,5-25


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!

 

- 5Nos dias de Herodes, rei da Judéia, vivia um sacerdote chamado Zacarias,
do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel.
6Ambos era justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7Nóo tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. 8Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. 9Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido. 11Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. 13Mas o anjo disse:
'Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto.' 18Então Zacarias perguntou ao anjo: 'Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada.'19O anjo respondeu-lhe: 'Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até ao dia em que essas coisas acontecerem, porque tu não acreditaste nas minhas palavras, que hão de se cumprir no tempo certo.' 21O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se com a sua demora no Santuário. 22Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava com sinais e continuava mudo. 23Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. 25Ela dizia: 'Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!'

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada

Será cheio do Espírito Santo... (Lc 1,5-25)

No Evangelho de hoje, nós estamos diante de uma “anunciação”. O mensageiro divino manifesta ao sacerdote Zacarias, bem junto do altar, de modo inesperado, que lhe seria dado um filho em plena velhice. Entre outros traços desse menino, diz o Anjo que ele será “cheio do Espírito Santo”.

 

Como em toda vida humana, o nascimento de João Batista corresponde a uma vocação necessária. Deus “precisa” de alguém que prepare o povo para a vinda do Messias. E João foi o escolhido. Mas o esforço humano, habilidades e dedicação são insuficientes para o cumprimento de nossa missão. Por isso mesmo, o menino será dotado da plenitude do Espírito de Deus. É com tal dinamismo que ele deverá exercer o seu decisivo papel na história dos homens.

 

A mesma expressão aparece após Pentecostes, em várias situações registradas nos Atos dos Apóstolos, seja na vida de Pedro (At 4,8), de Estevão (At 7,55), de Paulo (At 9,17; 13,9), de Barnabé (At 11,24) ou dos discípulos em geral (At 2,4; 4,31; 6,3; 13,52). A cooperação entre o Espírito e a Igreja (cf. At 9,31) permite a expansão do Evangelho e o crescimento da Igreja de Cristo. A Igreja primitiva tinha a consciência de que não realizava tarefa humana, mas agia impelida pelo Espírito de Deus, sem o qual se veria incapaz para a missão.

 

Na Carta aos Romanos, Paulo insiste nessa evidência: “Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele.” (Rm 8, 9.) Nem mesmo a oração – que pode parecer tarefa bem fácil – conseguiremos levar adiante sem esta mesma sustentação: “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza, porque não sabemos o que devemos pedir nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. E Aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.” (Rm 8,26-27.)

 

Em nossos tempos, é comum o engano de iniciar projetos – mesmo dentro da Igreja – quando se conta apenas com as forças e recursos humanos. Como resultado, muita agitação, muito cansaço, muitos fracassos. Os santos, ao contrário, mesmo sem dinheiro e sem o apoio dos poderosos, ergueram obras admiráveis para servir em especial aos pequeninos deste mundo.

 

E nós? Com quem estamos contando para cumprir a nossa missão?

 

Orai sem cessar: “É o espírito de Deus no homem e um sopro do Todo-poderoso que torna inteligente.” (Jó 32,8)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.