Liturgia de 10 de fevereiro de 2024

SABADO - SANTA ESCOLÁSTICA VIRGEM E FUNDADORA

(branco – prefácio comum ou das virgens, ofício da memória)

 

Antífona da entrada

- Como a oliveira verdejante na casa do Senhor, confio na clemência do meu Deus agora e para sempre (Sl 51,10).

 

Coleta

- Celebrando a memória da virgem santa Escolástica, nós vos pedimos, Senhor, a graça de imitá-la, para que a seu exemplo, vos sirvamos com sincera caridade e, alegres, obtenhamos os frutos de vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: 1Rs 12,26-32; 13,33-34

- Leitura do primeiro livro dos Reis: Naqueles dias, 12,26Jeroboão refletiu consigo mesmo: ‘Como estão as coisas, o reino vai voltar à casa de Davi. 27Se este povo continuar a subir ao templo do Senhor em Jerusalém, para oferecer sacrifícios, seu coração se voltará para o seu soberano Roboão, rei de Judá; eles me matarão e se voltarão para Roboão, rei de Judá”. 28Depois de ter refletido bem, o rei fez dois bezerros de ouro e disse ao povo: “Não subais mais a Jerusalém! “Eis aqui, Israel, os deuses que te tiraram da terra do Egito”. 29Colocou um bezerro em Betel e outro em Dã. 30Isto foi ocasião de pecado, pois o povo ia em procissão até Dã para adorar um dos bezerros. 31Jeroboão construiu também templos sobre lugares altos, e designou como sacerdotes homens tirados do povo, que não eram filhos de Levi. 32E instituiu uma festa no dia quinze do oitavo mês, à semelhança da que era celebrada em Judá. E subiu ao altar. Fez a mesma coisa em Betel, para sacrificar aos bezerros que havia feito. E estabeleceu em Betel sacerdotes nos santuários que tinha construído nos lugares altos. 13,33Depois disso, Jeroboão não abandonou o seu mau caminho, mas continuou a tomar homens do meio do povo e a constituí-los sacerdotes dos santuários dos lugares altos. Todo aquele que queria era consagrado e se tornava sacerdote dos lugares altos. 34Esse modo de proceder fez cair em pecado a casa de Jeroboão e provocou a sua ruína e o seu extermínio da face da terra.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 106,6-7a.19-22 (R: 4a)

- Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos; segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.

R: Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos; segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.


- Pecamos como outrora nossos pais, praticamos a maldade e fomos ímpios; no Egito nossos pais não se importaram com os vossos admiráveis grandes feitos.

R: Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos; segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.


- Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno.

R: Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos; segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.


- Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.

R: Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos; segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.

 

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (MT 4,4).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 8,1-10


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!

 

- 1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2"Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe". 4Os discípulos disseram: " onde encontrar pão num deserto? " 5Jesus perguntou-lhes: "Quantos pães tendes?" Eles responderam: "Sete". 6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que o distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo. 7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada

Deu-lhes para que os distribuíssem... (Mc 8,1-10)

Nós somos um tanto distraídos na leitura do Evangelho. Há quem diga ser uma distração intencional, pois ajuda a escapar de seus imperativos. Este Evangelho mostra Jesus multiplicando os pães pela segunda vez. Sem dúvida, a narrativa tem uma tradução sacramental inseparável da Eucaristia. Afinal, Jesus é o pão de vida (cf. Jo 6,35.48), o alimento que sustenta para a vida eterna.

 

Mas não podemos usar este alcance profundo da multiplicação dos pães para mascarar a outra fome da humanidade: os pratos vazios no dia de hoje. Aquela multidão que não dispõe do mínimo necessário para viver.

 

Nesta óptica, o Evangelho de hoje chama nossa atenção para um fato: a mediação dos discípulos no “milagre” que consiste em alimentar quem tem fome. Prestar atenção na construção da frase: Jesus DEU A ELES... para que DISTRIBUÍSSEM... Tudo começa com o verbo DAR: trata-se de um DOM divino, não de uma conquista humana. Sim, mas não é para acumular, é para DISTRIBUIR...

 

Isto nos remete às palavras do Papa João Paulo II: “Também o Concílio Vaticano II repropôs a doutrina tradicional com palavras que merecem ser textualmente referidas: «o homem, usando destes bens, não deve considerar as coisas exteriores que legitimamente possui só como próprias, mas também como comuns, no sentido de que podem beneficiar não apenas a si, mas também aos outros». E pouco depois: «A propriedade privada ou um certo domínio sobre os bens externos asseguram a cada um a indispensável esfera de autonomia pessoal e familiar, e devem ser considerados como que uma extensão da liberdade humana [...]. A própria propriedade privada é, por sua natureza, de índole social, fundada na lei do destino comum dos bens».

 

Relendo esse ensinamento relativo ao direito de propriedade e ao destino comum dos bens, no horizonte do nosso tempo, pode-se colocar a questão acerca da origem dos bens que sustentam a vida do homem, satisfazem as suas carências e são objeto dos seus direitos.

 

A origem primeira de tudo o que é bem é o próprio ato de Deus que criou a terra e o homem, e ao homem deu a terra para que a domine com o seu trabalho e goze dos seus frutos (cf. Gn 1,28-29). Deus deu a terra a todo o gênero humano, para que ela sustente todos os seus membros sem excluir nem privilegiar ninguém. Está aqui a raiz do destino universal dos bens da terra.” (Centesimus Annus, 30-31)

 

Em resumo, aquilo que temos nos foi dado. Somos portadores de bens a serem distribuídos e compartilhados, o que vai além dos bens materiais, como o pão e o dinheiro, mas inclui os bens de conhecimento, saber e técnica. Acumular ofende o Evangelho.

 

Orai sem cessar:Vossa abundância supra a carência deles...” (2Cor 8,14)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

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