Quaresma e Eucaristia

Na Quaresma, se fala muito de jejum, esmola, conversão... No tempo de Jesus, era necessária a conversão dos judeus e dos pagãos.

Hoje, Deus quer a conversão interior de cada um e reconhecer a sua necessidade é o melhor ponto de partida. Quem acha que é santo não se converte.

Converter-se significa mudar algo na vida. É um processo longo, que alcançamos com a graça de Deus, dado que não depende só dos nossos músculos ou talentos pessoais. A nossa colaboração é necessária, mas é Deus quem nos converte, se permitimos que Ele aja em nossa vida. Conscientes da ação de Deus, temos uma grande razão para termos esperança. Não há pecador sem futuro...

E qual é o nosso futuro? Quarenta anos para chegar à nossa terra prometida? Esse foi o tempo que o povo de Israel transcorreu no deserto. Para caminharmos seguros esses quarenta dias de Quaresma, a Igreja nos oferece muitos meios. Entre eles, gostaria de chamar a atenção à Santa Missa. Sim, a participação ativa e freqüente na Santa Missa, que é fonte de conversão, é um meio eficaz para se viver a Quaresma.

Através da Santa Missa, participamos na hora da entrega de Jesus realizada há 2000 anos. É como se fizéssemos uma viagem no tempo. Participamos em primeira pessoa à hora em que o amor de Jesus vence o pecado com o dom do Seu Corpo. O mandato: “Fazei isto em memória de Mim”, manifesta o desejo de Cristo de perpetuar a Sua ação redentora na Igreja.

Em nome de Jesus, o padre diz antes da comunhão: “Dai-vos fraternalmente a paz”. Isto é, Jesus nos convida a comunicar a Paz ao irmão. Assim nos preparamos para celebrar a Páscoa.

Quando comungamos, Cristo se faz parte de nós. Ele Se une a nós e nos une aos irmãos. Deus já não está só diante de nós, mas dentro de nós. É a antecipação da Páscoa Eterna na qual são “felizes os convidados para a Ceia do Senhor”.

A Eucaristia é o melhor alimento para o caminho quaresmal. Não há nada mais importante do que a Eucaristia, pois não há nada mais importante do que o Senhor, crucificado e ressuscitado, presente e operante na Igreja peregrina.

Em cada Missa, realiza-se a obra da nossa redenção. Parece-lhe pouco?

Vença o mal com o bem!

AUTORIA - Jauri Strieder, L.C.
FONTE - Valores – Escritório de Redação