L Liturgia

Liturgia de 28 de abril de 2018

SABADO DA IV SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia )

Antífona da entrada

- Povo resgatado por Deus, proclamai suas maravilhas; ele vos chamou das trevas à luz admirável, aleluia! (Ap 5,12)

Oração do dia

- Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o mistério pascal para que, renovados pelo santo batismo, possamos, por vossa graça, produzir muitos frutos e chegar às alegrias da vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: At 13, 44-52


- Leitura dos Atos dos apóstolos - 44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia.
46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”. 48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificaram a Palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 98, 1.2-3ab.3cd-4 (R: 3cd)

- Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.

R: Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.


- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

R: Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.


- O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

R: Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.


- Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

R: Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (jo 8,31).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 14, 7-14


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

Liturgia comentada
Fará também as obras que eu faço... (Jo 14,7-14)

Estamos diante de uma promessa clara e direta de Jesus a quem o segue: “Quem crê em mim fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas.” Diante do aparente absurdo, Santo Agostinho fala por Jesus: “Realizarei mais por meio daquele que crer em Mim, do que realizo agora por mim mesmo”. Ao agir no poder do Ressuscitado, a Igreja parece superá-lo.

De fato, a história conta como a primeira geração cristã estendeu o Evangelho muito além da Palestina, por onde Jesus limitara sua missão. Não se trata de ser mais que Jesus, mas, em comunhão com Ele, realizar uma tarefa que supera em muito a ação individual de qualquer pessoa.

E eis Francisco Xavier cortando os mares até a Índia, o Japão e a China. Eis Antônio de Pádua a reanimar 5 mortos. Eis Teresa de Calcutá atendendo – um por um, um de cada vez – milhares de mendigos, enfermos e leprosos. Hoje, suas numerosas seguidoras também fazem obras maiores do que ela, multiplicando seu carisma, sua presença e sua ação por todo o planeta sofredor...

Bem, devemos reconhecer, Jesus Cristo não disse que “qualquer um” faria isto. Somente aqueles que cressem... Somente aqueles que fizessem a aposta da fé. E por falar em fé, é impossível não pensar em Maria de Nazaré, aquela que acreditou. “Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” – exclamou Isabel. (Cf. Lc 1,45)

E foi exatamente por ter acreditado que Maria obteve de Jesus o milagre inaugural, nas Bodas de Cana, com o vinho da alegria multiplicado além de toda expectativa. Foi também por sua fé inabalável que ela teve forças de permanecer de pé junto à cruz. Foi ainda pela fé que Maria acolheu como filhos toda a multidão dos fiéis que ela gerava no Calvário. E ao longo dos séculos, é pela fé que a Igreja, a exemplo de Maria, continua gerando novos filhos para Deus.

Escorre a areia pela ampulheta. Somam-se os séculos. Caem por terra os impérios e os exércitos viram pó. Mas a Igreja, sob o manto de Maria, permanece firme em sua missão, sólida em seu combate, ancorada em sua fé. E é na fé que a Igreja amplia, multiplica e projeta para o futuro – até que venha o Cordeiro – os mesmos sinais que acompanharam Cristo nesta terra.

Orai sem cessar: “Com o auxílio de Deus faremos proezas!” (Sl 60,14)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.