L Liturgia

Liturgia de 05 de maio de 2018

SABADO DA V SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia)

Antífona da entrada

- Sepultados com Cristo no batismo, fostes também ressuscitados com ele, porque crestes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos, aleluia!

(Cl 2,12)

Oração do dia

- Deus eterno e todo-poderoso, vós nos fizestes participar de vossa própria vida pelo novo nascimento do batismo; conduzi à plenitude da glória aqueles a quem concedestes, pela justificação, o dom da imortalidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: At 16, 1-10


- Leitura dos Atos doa Apóstolos - Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego. 4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia. 7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 100, 2.3.5 (R: 2a)

- Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

R: Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

 

- Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, / ide a ele cantando jubilosos! 

R: Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

 

- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez e somos seus, / nós somos seu povo e seu rebanho. 

R: Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

 

- Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, / seu amor é fiel eternamente.

R: Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus Pai (Cl 3,1).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo15, 18-21


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

Liturgia comentada
Também perseguirão a vós... (Jo 15,18-21)

Se nós fôssemos “do mundo”, garante-nos Jesus, seríamos certamente apreciados e valorizados. Quem vê televisão ou acompanha o noticiário esportivo pode confirmar isto. Dinheiro, fama e simpatia para os “ídolos” da tela e das arenas.

Mas não somos do mundo, somos de Cristo. E Cristo foi odiado. Incômodo, incapaz de pactuar com a mentira e o pecado, foi logo “eliminado”. O ícone bizantino da Crucifixão mostra Jesus na cruz. No fundo, veem-se duas muralhas: a do Templo e a da cidade. Isto mostra a dupla “excomunhão”, o duplo anátema sofrido por Jesus: excluído do espaço religioso e excluído do espaço social. Mais uma vez, “não havia lugar para ele”...

Pode ser um “dever de casa” ir folheando as páginas do Evangelho e anotar os sinais do ódio contra Jesus: o Rei Herodes tenta matá-lo ainda bebê: (Mt 2,16); seus conterrâneos espumam de raiva e querem lançá-lo do alto do monte (Lc 4,28-29); armadilhas doutrinárias contra Jesus (Jo 8,6); arapucas políticas (Mc 12,13ss); tentativas de lapidação (Jo 10,31); a decisão oficial de levá-lo à morte (Jo 11,49-50) e, enfim, a traição de Judas (Mc 14,10-11).

Muitos de nós temos sofrido perseguição. Eu, pessoalmente, fui preso em 1968, em Volta Redonda, RJ, por ocasião do Ato Institucional nº 5, em consequência da crise entre a Igreja local e o Exército. Mas outros cristãos, leigos e padres, chegaram a ser torturados e mortos devido às posições que haviam tomado a partir de sua fé.

Jesus anunciara que seria assim. Só que, na hora do aperto, quando nos chamam de carola ou rato-de-sacristia, quando o marido pergunta à esposa se ela não quer levar o colchão para a sacristia, quando os colegas de trabalho jogam a sua Bíblia no cesto de lixo (aconteceu com um amigo nosso!), aí nós ficamos chateados... Vejam só o que fizeram comigo, um cristão tão fiel!!! E nos fazemos de vítimas, mostrando que esperávamos algum tipo de prêmio ou retribuição por nossa fé.

No fundo, é uma infantilidade. Os primeiros catecúmenos, quando pediam o Batismo cristão, sabiam que estavam assinando o seu atestado de óbito. Logo, logo estariam enfrentando o carrasco ou os leões do Coliseu. Nós, pós-modernos, imaginamos que a certidão de batismo é a nossa inscrição para o Prêmio Nobel da Paz. Por isso nunca estamos dispostos a sofrer as eventuais perseguições sem crises hepáticas...

Jesus Cristo sofreu. Sua Mãe, a Senhora das Dores, também sofreu. Por que nós não deveríamos sofrer?

Orai sem cessar: “Só em Deus repousa a minha alma!” (Sl 62,2)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.