L Liturgia

Liturgia de 09 de maio de 2018

QUARTA FEIRA DA VI SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia)

Antífona da entrada

- Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17,50; 21,23)

Oração do dia

- Ó Deus, ao celebrarmos solenemente a ressurreição do vosso Filho, concedei que nos alegremos com todos os santos quando ele vier na sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: At 17, 15.22-34; 18, 1


- Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 15os que conduziram Paulo levaram-no até Atenas. De lá, voltando, transmitiram a Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível. E partiram. 22De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: “Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos. 23Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio. 24O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais. 26De um só homem ele fez toda a raça humana para habitar sobre a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. 27Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: ‘Somos da raça do próprio Deus’. 29Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, 31pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou, diante de todos, oferecendo uma garantia, ao ressuscitá-lo dos mortos”. 32Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam, e outros diziam: “Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião”. 33Assim Paulo saiu do meio deles. 34Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé. Entre eles estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles. 18,1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 149, 1-2.11-12ab.12c-14a.  (R: 14bcd)

- Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

R: Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.


- Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!

R: Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

 

- Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o!

R: Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

 

- Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra.

R: Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

 

- Ele exaltou seu povo eleito em poderio; ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.

R: Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos um outro paráclito, que há de permanecer eternamente convosco (Jo 14,16).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho Jesus Cristo, segundo João: Jo 16, 12-15


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.  14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

Liturgia comentada
Ele vos guiará... (Jo 16,12-15)

O Espírito Santo é multiforme. Vale lembrar a passagem do Livro da Sabedoria (7,22-24), onde o escritor sagrado gasta 21 adjetivos tentando, em vão, definir o Sopro divino. De fato, na simbologia bíblica, o Espírito é luz que ilumina, fogo que aquece, óleo que conforta, água que mata a sede, vento que move, pomba que aponta o Salvador. E muito mais!

Neste Evangelho, ao se despedir dos apóstolos entristecidos, Jesus quis garantir-lhes que não ficariam perdidos na jornada. Enquanto tiveram Jesus consigo, eles possuíram o próprio Caminho (cf. Jo 14,6). Agora que Jesus volta ao Pai, terminada a sua missão terrestre, caberá ao Espírito Santo apontar-lhes o rumo a seguir.

Na verdade, nesta frase de Jesus – “Ele vos guiará...” – o verbo grego empregado pelo evangelista João é hodegéo [literalmente, “fazer caminhar”]. Não apenas aponta o rumo, mas põe em movimento. Ao contrário do que disse o poeta espanhol, não é o caminheiro que faz o caminho; o cristão sabe que o Caminho é que nos torna caminheiros...

Como comenta a eminente biblista Ir. Jeanne D’Arc, O.P., “a palavra é importante, é válida para toda a luz interior que esclarece a Palavra de Deus. É válida também para a Tradição da Igreja que, ao longo de toda a sua existência, cava ainda mais a verdade revelada. É também todo o trabalho da teologia que atualiza a revelação: a inteligência que crê a serviço da verdade, sob a condução do Espírito Santo”.

Se nós não acreditamos firmemente nesta assistência permanente do Espírito de Deus ao longo da caminhada histórica da Igreja (cf. Jo 14,26), logo passamos a vê-la reduzida a um simples clube de religiosos ou uma empresa de doutrinação. Só o Paráclito nos garante a inerrância da Igreja.

O Espírito Santo “vos fará caminhar”. A Igreja de Jesus Cristo, antes de ser conhecida como “igreja”, era chamada de “Caminho” (cf. At 9,2; 18,25-26; 19,9.23; 22,4; 24,14.22). Ser fiel é, pois, estar a caminho. O infiel logo para de andar. Mas, para onde caminhar sem a iluminação do Espírito de Deus? Sem esse seguro farol, acabaremos repetindo o apóstolo Tomé: “Senhor, como saberíamos o caminho?” (Jo 14,5)

Daí a premente necessidade de rezar todos os dias, pedindo a luz do Espírito para nós e nossas comunidades. Sem o Espírito Santo, o corpo da Igreja é apenas um defunto. Não há outro caminho a seguir.

Orai sem cessar: “Envias, Senhor, o teu Espírito e renovas a face da terra!” (Sl 104,30)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaaliança.com.br