L Liturgia

Liturgia de 04 de junho de 2018

SEGUNDA FEIRA – IX SEMANA COMUM
(Verde , ofício do dia I semana)

Antífona da entrada

- Olhai para mim, Senhor, e tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz. Vede minha miséria e minha dor e perdoai todos os meus pecados! (Sl 24,16.18)

Oração do dia

- Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de nós o que é nocivo e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 2Pd 1,2-7

- Leitura da Segunda Carta de São Pedro: Caríssimos, 2graça e paz vos sejam concedidas abundantemente, porque conheceis Deus e Jesus, nosso Senhor. 3O seu divino poder nos deu tudo o que contribui para a vida e para a piedade, mediante o conhecimento daquele que, pela sua própria glória e virtude, nos chamou. 4Por meio de tudo isso nos foram dadas as preciosas promessas, as maiores que há, a fim de que vos tornásseis participantes da natureza divina, depois de libertos da corrupção, da concupiscência no mundo. 5Por isso mesmo, dedicai todo o esforço em juntar à vossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, 6ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a perseverança, à perseverança a piedade, 7à piedade o amor fraterno e ao amor fraterno, a caridade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 91,1-2.14-15ab.15c-16 (R: 2b)

- Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

R: Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.


- Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois meu Deus, no qual confio inteiramente”.

R: Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.


- “Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, a seu lado eu estarei em suas dores.

R: Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.


- “Hei de livrá-lo e de glória coroá-lo, vou conceder-lhe vida longa e dias plenos, e vou mostrar-lhe minha graça e salvação”.

R: Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

 

 Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Jesus Cristo, a fiel testemunha, primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou, em seu sangue derramado (Ap 1,5)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 12, 1-12


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!

 - Naquele tempo, 1Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha a alguns agricultores, e viajou para longe. 2Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha.
3Mas os agricultores pegaram no empregado, bateram nele, e o mandaram de volta sem nada. 4Então o dono da vinha mandou de novo mais um empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram. 5Então o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram. Trataram da mesma maneira muitos outros, batendo em uns e matando outros. 6Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido. Por último, ele mandou o filho até aos agricultores, pensando: ‘Eles respeitarão meu filho’. 7Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros: ‘Esse é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa. 8Então agarraram o filho, o mataram, e o jogaram fora da vinha. 9Que fará o dono da vinha? Ele virá, destruirá os agricultores, e entregará a vinha a outros. 10Por acaso, não lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante; 11isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos’?” 12Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles. Porém, ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram Jesus e foram-se embora.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

Liturgia comentada
Um homem plantou uma vinha... (Mc 12,1-12)

Desde o Antigo Testamento, a Sagrada Escritura fala do povo de Israel como a “vinha do Senhor” (cf. Is 5,1-7; 27,2ss). Trata-se de uma obra de Deus, sob a imagem do vinhateiro, que investe pesadamente no terreno (limpeza, cerca, lagar, torre...) à espera de uvas que deem bom vinho.

Já no AT, a própria vinha não correspondeu às intensas expectativas do Senhor que, decepcionado, decide abandoná-la aos invasores. Agora, no Novo Testamento – é isto que Jesus nos diz nesta parábola: a situação se agrava. Aqueles a quem o Senhor confiara seu povo (sua vinha) recusam-se deliberadamente a passar ao Senhor da vinha a sua “parte” dos resultados. Recusa que chegaria ao extremo de, após espancar e injuriar seus emissários, assassinar o próprio Herdeiro.

Quem é o “Herdeiro do Senhor” ? É Jesus, o Filho do Pai. Enviado pelo Pai até os pastores do judaísmo (doutores da lei, fariseus, Sumo Sacerdote), o Filho é sumariamente recusado, perseguido e, afinal, crucificado. Estamos diante do grande mistério da recusa do Messias...

Entretanto, aquele fato histórico verificado no tempo de Jesus, que não foi acolhido pelas lideranças religiosas judaicas de seu tempo, não deveria servir para nós como uma cortina de fumaça que nos desobrigue de avaliar nossa própria realidade. Também à Igreja se refere esta parábola! Tanto que ela está situada no Novo Testamento! Lá, como cá, o mesmo risco está presente...

A Igreja é o novo Israel. Também ela é convidada, todos os dias, a apresentar ao Senhor generosamente os “frutos da vinha”. Nós, os servidores da Igreja, infiéis à nossa missão, podemos recusar a Deus a “sua parte” e nos apossar violentamente de seus dons, utilizando-os em proveito próprio.

Por outro lado, a própria Igreja é uma vinha que Deus oferece ao mundo. E também aqui se verifica a terrível recusa: desprezo, zombarias, suspeitas, rejeição, deformação da sua imagem. Os inimigos da Igreja sempre têm espaço disponível nos meios de comunicação. Os adversários do Evangelho caricaturam a Jesus e distorcem sua mensagem. Os apóstatas são aclamados como heróis, fazendo fortuna com seus livros, filmes e peças de teatro que destilam o ódio e a mentira.

“Que fará o dono da vinha?” Não deixará impune esta recusa. “Há de vir e exterminar aqueles lavradores, e confiará sua vinha a outros lavradores.”

É hora de me perguntar: cumpro o meu papel na vida da Igreja? Dou os frutos que Deus espera de mim?

Orai sem cessar:A vinha dará a sua uva e a terra os seus frutos.” (Zc 8,12)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.