L Liturgia

Liturgia de 07 de junho de 2018

QUINTA FEIRA – IX SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia da I semana)

 

Antífona da entrada

 

- Olhai para mim, Senhor, e tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz. Vede minha miséria e minha dor e perdoai todos os meus pecados! (Sl 24, 16-18).

Oração do dia

 

- Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de nós o que é nocivo e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 2º Tm 2,8-15

- Caríssimo: 8Lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. 9Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada. 10Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos,
para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. 11Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. 12Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. 13Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel,
pois não pode negar-se a si mesmo. 14Lembra-lhes tais coisas e conjura-os por Deus a evitarem discussões vós, que de nada servem a não ser para a perdição dos ouvintes. 15Empenha-te em apresentar-te diante de Deus
como homem digno de aprovação, como operário que não tem de que se envergonhar, mas expõe corretamente a palavra da verdade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo responsorial: 25, 4-5ab.8-10.14 (R: 4a)

 

- Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!

R: Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!


- Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos. Fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação..
R: Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!


- O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.
R: Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!


- Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua Aliança.

R: Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 12,28-34

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor!   

- Naquele tempo, 28bum mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendi­mento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro man­damento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!   

 

Liturgia comentada
Escuta, Israel! (Mc 12,28b-34)

O escriba – o homem da Lei – quer saber do aprendiz de carpinteiro qual é o maior dos mandamentos da Lei de Deus. E o aluno de José de Nazaré vai ao passado do povo escolhido para repescar as palavras de Yahweh a Moisés: “Escuta, Israel!” (Dt 6,4). Exatamente aquele “Shemmá” que se transformaria na oração diária de todo judeu praticante.

O grande mandamento com duas faces, como uma moeda divina, fala de amar a Deus e amar ao próximo. Há quem se concentre na primeira Face; há quem se dedique à segunda face. Madre Teresa de Calcutá diria que as duas se fundem em uma única Face: Cristo se disfarça no outro que passa por meu caminho. Mas nem sempre se percebe que a condição para acolher o mandamento está na primeira palavra do Senhor: “Escuta!”

Nem podia ser diferente, pois em toda a Primeira Aliança o itinerário de Israel era feito às cegas, quando Deus ainda não tinha uma Face humana e permanecia invisível, transcendente, impalpável, diante da esperança insatisfeita do salmista: “Senhor, por que escondes a tua Face?”  (Sl 88,15) E ainda: “Mostrai-nos vossa Face e seremos salvos!” (Sl 80,20)

A marca do fiel é a escuta. Um ouvido atento, conectado a uma palavra que vem pela audição. Em audiência de 15/04/1970, o Papa Paulo VI dizia: “Hoje fazemos esta pergunta: como se chega à fé ? Não apenas a um sentimento religioso, a um vago conhecimento de Deus e do Evangelho, mas a uma adesão da mente e do coração à Palavra divina, à verdade revelada por Cristo e ensinada pela Igreja. É uma pergunta fácil e igualmente importante. Foi São Paulo quem primeiro a formulou, dando-lhe imediatamente uma resposta. Na Carta que escreveu aos romanos, ele interroga: ‘Como hão de acreditar n’Aquele que não ouviram? E como ouvirão se ninguém lhes prega? E como pregarão, se não forem enviados?’ (Rm 10,14-15.) E acrescenta: fides ex auditu — a fé depende da pregação, e a pregação, da Palavra de Cristo”.

Fides ex auditu. A fé vem pela audição. Sem um ouvido “ligado”, on line, o dom da fé não se manifestará. Não foi sem motivo que, no cenário da Transfiguração, a voz do Pai tenha acrescentado à identificação do Jordão – “Este é meu Filho bem-amado” – um novo imperativo: “Escutai-o!” Pouco vale saber que Jesus é o Filho enviado pelo Pai se não estamos dispostos a ouvi-lo. Fica sem efeitos a transfiguração de Jesus se, ao mesmo, tempo, não abrimos os ouvidos para a transfiguração que o Pai quer realizar em nossas vidas...

Os poderosos não conhecem o próximo como objeto de amor. Veem a mão de obra, os consumidores, o público com sede de entretenimento. Os mais ricos se incomodam com a presença dos pobres. Os intelectuais zombam da ignorância dos analfabetos. E não podia ser diferente, pois eles não “escutam” a voz de Deus. Antes de amar a Deus, antes de amar o próximo, é preciso ouvir...

Orai sem cessar: “Escutarei o que diz o Senhor...” (Sl 85,9)
Texto de Antônio Carlos Santini da Comunidade Católica Nova Aliança
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.