L Liturgia

Liturgia de 01 de julho de 2018

DOMINGO – SÃO PEDRO E SÃO PAULO
(Vermelho, glória, creio, pref. próprio  – Ofício da solenidade)

Antífona da entrada

 

- Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus.

Oração do dia

 

- Ó Deus, que hoje nos concedeis a alegria de festejar são Pedro e são Paulo, concedei à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes apóstolos que nos deram as primícias da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: At 12,1-11

- Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 1o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los. 2Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães ázimos. 4“Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado por quatro grupos de soldados, com quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo, depois da festa da Páscoa. 5Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele. 6Herodes estava para apresentá-lo. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão. 7Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: “Levanta-te depressa!” As correntes caíram-lhe das mãos. 8O anjo continuou: “Coloca o cinto e calça tuas sandálias!”  Pedro obedeceu e o anjo lhe disse: “Põe tua capa e vem comigo!” 9Pedro acompanhou-o, e não sabia que era realidade o que estava acontecendo por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma visão. 10Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou.
11Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 34,2-3.4-5.6-7.8-9 (R: 5)

 

- De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

R: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.


- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, Seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; Que ouçam os humildes e se alegrem!

R: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.


- Comigo engrandecei ao Senhor Deus, Exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, E de todos os temores me livrou.

R: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.


- Contemplai a sua face e alegrai-vos, E vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, E o Senhor o libertou de toda angústia.

R: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.


- O anjo do Senhor vem acampar Ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

R: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

 

2ª Leitura: 2Tm 4,6-8.17-18

 

- Segunda Carta de São Paulo a Timóteo: Caríssimo: 6Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. 18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la (Mt 16,18)

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 16,13-19

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!



Liturgia comentada
Eu te darei as chaves... (Mt 16,13-19)

Um Evangelho denso, rico de informação. No centro de tudo, a proclamação de Jesus como o Cristo, o Filho de Deus. Estamos bem no coração da Boa Nova!

Enquanto a multidão divaga e tem dificuldade em apreender o mistério que se oculta sob a pessoa do Rabi da Galileia, o velho pescador – sem nenhum apoio em sua própria (e limitada) natureza humana – recebe do Espírito Santo as luzes interiores para identificar seu Mestre como o Messias esperado por Israel. E vai além: Jesus é o Filho de Deus!

É suficiente para que Jesus defina o Apóstolo Pedro como a “rocha” – fazendo um jogo de palavras com o termo aramaico kefas (= pedra, rocha, equivalente ao latim petra, Petrus). Se Jesus é a verdadeira “pedra angular”, ele deixará a Pedro como a “rocha” da Igreja, seu corpo místico. A profissão de fé de Pedro é suficiente para que o Senhor o coloque à frente da Igreja. Vale notar que o Evangelho de São João registra esta “missão” petrina desde o primeiro encontro com o Mestre (cf. Jo 1,42).

O símbolo das “chaves” aponta para uma faculdade ou poder que Jesus Cristo entrega nas mãos da Igreja, centrada na figura de Pedro: ligar e desligar, fechar e abrir. Após a ressurreição (cf. Jo 20,23), Jesus será ainda mais claro, referindo-se ao poder de perdoar (ou não) os pecados. Com as “chaves” nas mãos, os herdeiros do ministério apostólico podem abrir os tesouros de Cristo confiados à Igreja e distribuí-los entre os fiéis. Ao cortar os laços que prendem ao pecado, com a absolvição, reconciliam os pecadores com a Igreja. Podem também definir quem está ligado, ou não, ao corpo de Cristo.

Obviamente, não se trata de um poder discricionário, a ser desempenhado com arbítrio e despotismo. Ao contrário, o “poder das chaves” constitui um permanente serviço à Igreja e à humanidade, alvos do amor entranhado do próprio Senhor. Quando os sucessores de Pedro assumem sua cátedra, passam a exercer um serviço pastoral, mas também uma “autoridade” para governar a casa de Deus (cf. Catecismo da Igreja Católica, 553), que é a Igreja, tomando decisões de caráter doutrinal e disciplinar.

Filhos rebeldes sempre reclamam da autoridade paterna. Filhos obedientes experimentam sempre mais os tesouros da ternura e da misericórdia. Qual é a minha atitude em relação à Igreja?

Orai sem cessar: “Tu é o Cristo, o Filho do Deus vivo!” (Mt 16,16)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.