L Liturgia

Liturgia de 10 de julho de 2018

TERÇA FEIRA – XIV SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde – Ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, com o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos. (Sl 47,10)

Oração do dia

 

- Ó Deus,que  pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Os 8,4-7.11-13

- Leitura da Profecia de Oséias: Assim fala o Senhor: 4Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu conhecimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição. 5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços esse bezerro da Samaria. 7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão. 11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 115,3-4.5-6.7ab-8.9-10 (R: 9a)

 

- Confia, Israel, no Senhor!

R: Confia, Israel, no Senhor!


- É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.

R: Confia, Israel, no Senhor!


- Têm boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver; têm nariz e não podem cheirar, têm ouvidos, não podem ouvir.

R: Confia, Israel, no Senhor!


- Têm mãos e não podem pegar, têm pés e não podem andar; Como eles serão seus autores, que os fabricam e neles confiam.

R: Confia, Israel, no Senhor!


- Confia, Israel, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! Confia, Aarão, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo!

R: Confia, Israel, no Senhor!

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor  (Jo 10,14).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 9,32-38

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!   

 

Liturgia comentada
Como ovelhas sem pastor... (Mt 9,32-38)

O evangelista registrou um momento especial da vida de Jesus: ao contemplar a imensa multidão que buscava por ele, Jesus se comove. Seu coração se condói, vendo que estavam abandonados por aqueles que tinham a missão de guiar o povo. Era um rebanho sem rumo...

Que diria Jesus se visitasse hoje nossas cidades? Se entrasse em nossas escolas? Se batesse à porta de nosso lar? Veria, por acaso, o povo atendido em suas necessidades? Acharia os alunos bem orientados pelos mestres? Encontraria nossos filhos encaminhados na fé e na vida do Espírito? Creio, infelizmente, que sua dor seria a mesma...

Ser pastor é uma exigente missão. Não saberemos cumpri-la sem a graça de Deus. Sem as luzes do Espírito Santo. Só ele pode dar sabedoria à mãe que aconselha o filho. Só ele pode dar discernimento ao dirigente que determina a política de seu governo. Só ele pode dar fortaleza ao educador que navega contra a correnteza do mundo pagão.

Há quase 50 anos, contemplamos a omissão dos “pastores” aos quais o Senhor confiou seu rebanho. Pais que abriram mão de educar seus filhos na disciplina e na retidão, abandonando-os aos caprichos da sociedade. Mães que não corrigem as atitudes fúteis e mundanas de suas filhas, permitindo que se corrompam desde a adolescência. Professores que não se comprometem pessoalmente com as necessidades de seus alunos, fazendo da profissão um mero ganha-pão. Ministros de Deus que não têm tempo nem disposição para visitar os doentes ou confessar os paroquianos. Maus pastores...

E Jesus nos deu o exemplo: sempre a caminho, cercado pela multidão, sem tempo para repousar, sem ter onde apoiar a cabeça, consumindo-se de amor. E para todos, ele tinha uma palavra de ânimo, um olhar de misericórdia, um sopro de esperança de uma vida melhor. E cumulou seu pastoreio ao dar a própria vida pelos amigos...

Por que será que ainda hesitamos em seguir o seu exemplo? Por que ainda nos deixamos iludir com o sonho de viver a vida para nós mesmos, em busca de projetos pessoais, pequenas diversões, futilidades, enquanto ao nosso lado os filhos de Deus vagueiam sem rumo? Nosso coração não se comove com tanta dor?

Orai sem cessar: “Apascenta as minhas ovelhas!” (Jo 21,17c)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.