L Liturgia

Liturgia de 06 de setembro de 2018

QUINTA FEIRA – XXII SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde – ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam

(Sl 85,3.5).

 

Oração do dia

 

- Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 1Cor 3,18-23

 

- Leitura da primeira carta de são Paulo ao Coríntios: Irmãos, 18ninguém se iluda: se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Ele apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”. 21Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 24,1-2.3-4ab.5-6 (R: 1)

 

- Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

R: Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.


- Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

R: Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.


- “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime”.

R: Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.


- “Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador.” “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”.

R: Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Vinde após mim, diz o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 5,1-11

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

- Naqueles tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Ge­nesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

Liturgia comentada
Por causa de tua palavra... (Lc 5,1-11)

Toda uma noite de trabalho duro, pescando na escuridão do Lago de Genesaré. Trabalho vão, pois nada pescaram... E o grupo reúne pescadores experientes, treinados, sabedores do ofício. Eis que o Mestre manda que tornem a lançar as redes. O dia já vem clareando, eles sabem que já passou a hora “boa” para a pesca. O bom senso aponta para outra direção: recolher as velas e esperar melhor sorte na próxima pescaria...

E tem mais: o Mestre não é pescador, é carpinteiro. Entende de outras coisas, outros misteres. Por tudo isto, não podemos deixar de admirar a resposta de Pedro: “Mestre, mourejamos toda a noite e nada pescamos. No entanto, por causa de tua palavra, lançaremos a rede.” E voltaram para o lago, sem imaginar que a pesca seria tão farta, o cardume tão grande, e que as redes mal aguentariam o peso dos peixes!

Uma boa lição para nós. Apoiados em nossos recursos, meios e habilidades, fazendo uso de nossa experiência e nosso saber, nós temos apostado em muitos projetos que não deram em nada ou, pelo menos, ainda são imperfeitos e incompletos. É quando somos tentados pelo desânimo, pela impaciência, pela amargura. É quando saímos em busca de um bode expiatório e despejamos nossa mágoa até sobre aqueles que mais amamos. É quando nos entregamos a compensações de todo tipo, como o álcool, as drogas, tranquilizantes, apegos sentimentais...

Ora, se existe alguma coisa que nos pode ajudar nos momentos de fracasso, é exatamente a Palavra de Jesus. Nela encontramos o conhecimento que aponta as falhas de nossa caminhada. Nela temos a sabedoria para solucionar nossos impasses. Dela nos virá o discernimento para identificar com clareza a vontade de Deus para nossa vida.

Aliás, se nós nos tivéssemos apoiado na rocha firme da Palavra de Deus desde os primeiros passos de nossa caminhada, certamente não teríamos pescado em vão. Não teriam sido inúteis os nossos repetidos esforços. Não teríamos chegado a um beco sem saída. A Palavra nos teria dado os princípios do Evangelho, os valores que humanizam nossa vida, a luz para não desviar do bom caminho.

Bato no peito. Reconheço meus descaminhos. Com humildade e confiança, recorro à Palavra de Deus e peço um novo norte para minha navegação. O Mestre fita bem no fundo de meus olhos e me chama a seu serviço: “Vem pescar comigo. Pescaremos homens para o Pai!”

Orai sem cessar: “O Senhor os fez tomar um caminho reto...” (Sl 107,7)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.