L Liturgia

Liturgia de 07 de setembro de 2018

SEXTA FEIRA – XXII SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde – ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam

(Sl 85,3.5).

 

Oração do dia

 

- Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 1Cor 4,1-5

 

- Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos, 1que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. 3Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. 4É verdade que a minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. 5Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 37,3-4.5-6.27-28.39-40 (R: 39a)

 

- A salvação de quem é justo vem de Deus.

R: A salvação de quem é justo vem de Deus.


- Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

R: A salvação de quem é justo vem de Deus.


- Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.

R: A salvação de quem é justo vem de Deus.


- Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos.

R: A salvação de quem é justo vem de Deus.


- A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

R: A salvação de quem é justo vem de Deus.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 5,33-39

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

- Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. 36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!   

 

 

Liturgia comentada
Vinho novo em odres novos... (Lc 5, 33-39)

A Primeira Aliança – imagem nebulosa e germe incompleto da Nova e Eterna Aliança – é aqui representada pelos odres velhos. Em odres velhos, vinho velho: a antiga promessa do Messias feita aos patriarcas da primeira Aliança, os sacrifícios de bodes e novilhos, interminavelmente renovados, os dez mandamentos gravados em tábuas de pedra no Sinai e o fardo pesado da Lei.

Em odres novos, vinho novo: a presença palpável do Salvador, o sangue de Jesus derramado em definitivo no Calvário, uma vez por todas, e o fardo leve do amor...

Bem, o vinho novo borbulha, fermenta, não pode ser contido em odres velhos, pele seca, encarquilhada, pronta a se romper com a efervescência do vinho. Por isso mesmo, é condição essencial que, antes de acolher a “novidade” de Jesus, nossos corações sejam transformados, renovados, rejuvenescidos pelo Espírito Santo.

De fato, vivemos hoje duas Igrejas. De um lado, a Igreja de rezas e novenas, procissões e promessas, ladainhas e fórmulas impressas. Formal, burocrática, olhos presos no passado. De outro lado, uma Igreja que decidiu sair às ruas, acolher os mendigos, visitar os presidiários, impor as mãos aos enfermos, anunciar Jesus no rádio e na TV.

Se eu sou um odre velho, permaneço preso à velha medida e rejeito a “novidade”. Julgo a nova Igreja como revolucionária e iconoclasta, digo que é barulhenta e agitada, penso que ela está se sujando na lama do mundo. E suspiro com saudades do latim...

Ora, quando o Papa João XXIII convocou o Concílio Vaticano II, ensinou-nos a rezar a Deus, pedindo por um “novo Pentecostes”, isto é, um novo derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja, que lhe permitisse abrir as janelas trancadas e fazer contato com o mundo. João Paulo II, em sua peregrinação pelo planeta, falou tantas vezes na chegada de uma “nova Primavera” para a Igreja.

Pois ela está aí. Já passou as portas. Já pulsa dentro de nós. Não é difícil perceber os sinais de sua nova brotação, especialmente na vida dos movimentos e das Comunidades Novas, onde o Evangelho se transforma em diaconias, isto é, aquele serviço que Jesus antecipava ao lavar os pés de seus apóstolos.

Quando a Igreja se mostra realmente renovada? Quando amarra a toalha na cintura e se põe a servir...

 

Orai sem cessar: “Onde está o teu irmão?” (Gn 4, 9)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.