L Liturgia

Liturgia de 09 de setembro de 2018

DOMINGO – XXIII SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde, glória, creio – III semana do saltério)

Antífona da entrada

 

- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 

Oração do dia

 

- Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Is 35,4-7

 

- Leitura do Livro do profeta Isaías: 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7aA terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes de água.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 146,7.8-9a.9bc-10 (R: 12a)

 

- Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida!

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida!


- O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida!


- O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído o Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor quem protege o estrangeiro.

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida!


- Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida!

2ª Leitura: Tg 2,1-5

 

- Leitura da Carta de São Tiago: 1Meus irmãos: a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas.
2Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, 3e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés”, 4não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos? 5Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Jesus Cristo pregava o evangelho, a boa notícia do reino, e curava seu povo doente de todos os males, sua gente! (Mt 4,23).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 7,31-37

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor!   

- Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

Liturgia comentada
Ele fez tudo bem! (Mc 7,31-37)

Eis um belo elogio para Jesus Cristo! Nos Atos dos Apóstolos, São Lucas registra o discurso de Pedro na casa do centurião Cornélio. Falando de Jesus, Pedro testemunha: “Ele passou por toda parte como benfeitor, curava todos que o diabo mantinha escravizados, pois Deus estava com ele.” (At 10,38) Uma outra tradução diz: “Ele passou a vida fazendo o bem...”

Curar um surdo-mudo (como neste Evangelho), devolver a visão aos cegos, limpar o leproso de seu mal, perdoar os pecados e regenerar o pecador – aqui estão alguns sinais da irradiação do BEM na vida de Jesus. Sem dúvida, mais que belos discursos ou mesmo sinais de poder, era essa “bondade” de Jesus que atraía as pessoas. O Espírito que repousava sobre Jesus (Lc 4,18) se manifestava em frutos palpáveis, como a ternura pelas crianças, a compaixão pela viúva, a paciência com os discípulos, a fortaleza na hora da cruz.

Aqui, temos critérios para avaliar nossa vida cristã. Quem convive conosco percebe em nós essa irradiação do Espírito Santo sob a forma daquilo que o São Paulo chama de “frutos do Espírito”? Na Carta aos Gálatas (5,22-23), o Apóstolo faz uma breve relação desses frutos, que se manifestam não sob a forma de poder, mas de virtudes: caridade e alegria, paz e paciência, afabilidade e bondade, fidelidade, brandura e temperança.

Prontamente vêm à nossa lembrança os vultos de Francisco de Assis e de Vicente de Paulo, de Madre Teresa de Calcutá e de João Paulo II. Mas surgem também as imagens inesquecíveis de uma avó já falecida, de uma catequista que modelou nossa fé infantil, de uma professora que foi nossa primeira namorada. Nelas, também, estavam vivas a delicadeza e a paciência. Delas sempre brotava uma boa palavra. Nelas sempre tínhamos um colo macio e braços acolhedores.

Pode ser que nunca pensamos nessas pessoas como santos. Nesse tipo de gente, a santidade é tão “natural”, que parece apenas um jeitinho de ser. No entanto, só Deus sabe quantos combates enfrentaram, na família e no trabalho, para serem permeáveis ao Espírito de Deus, o mesmo Espírito que corria de Jesus como um caudaloso rio de água viva...

E nós? Quando começaremos a fazer o bem?

Orai sem cessar: “O desejo dos justos é unicamente o bem.” (Pr 11,23)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.