L Liturgia

Liturgia de 02 de outubro de 2018

TERÇA FEIRA – SANTOS ANJOS DA GUARDA
(branco, pref. dos anjos – ofício da memória)

Antífona da entrada

 

- Anjos todos do Senhor, bendizei o Senhor; cantai a sua glória, louvai-o eternamente (Dt 3,58).

 

Oração do dia

 

- Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandais os vossos Anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Ex 23, 20-23

 

- Leitura do livro do Êxodo: Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos fereseus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 91,1-2.3-4.5-6.10-11 (R: 11)

 

- O Senhor deu uma ordem aos seus anjos  para em todos os caminhos te guardarem.

R: O Senhor deu uma ordem aos seus anjos para em todos os caminhos te guardarem.

- Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente diz ao senhor: "Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente".

R: O Senhor deu uma ordem aos seus anjos para em todos os caminhos te guardarem.

 

- Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seus escudo e suas armas, defender-te.

R: O Senhor deu uma ordem aos seus anjos para em todos os caminhos te guardarem.

 

- Não temerás terror algum durante a noite nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

R: O Senhor deu uma ordem aos seus anjos para em todos os caminhos te guardarem.

- Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem.

R: O Senhor deu uma ordem aos seus anjos para em todos os caminhos te guardarem.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 18,1-5.10

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

- Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos con­verterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pe­queninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

Liturgia comentada
Seus anjos contemplam a face de meu Pai... (Mt 18,1-5.10)

A Sagrada Escritura está cheia de anjos. Mensageiros e servidores de Deus, eles visitam pessoas como Gedeão (Jz 6,11), Elias (1Rs 19,5.7), Maria de Nazaré (Lc 1,26); acompanham peregrinos em sua caminhada (Tobias 5,4), libertam prisioneiros (At 5,19; 12,7), lutam em favor do povo (Sl 34,7; Is 37,36) e combatem os demônios (Ap 12,7).

Criaturas puramente espirituais, os anjos estão incluídos no Credo de Niceia e Constantinopla, onde afirmamos crer em um Deus Criador do céu e da terra, das coisas visíveis e “invisíveis” (visibilium et invisibilium). A presença dos anjos é uma constante na vida da Igreja: associados a eles, cantamos “Santo, Santo, Santo” no início de cada oração eucarística. A liturgia católica inclui celebrações especiais em memória dos anjos da guarda e dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

O Catecismo da Igreja Católica ensina: “Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus”. (CIC, 336)

No Evangelho de hoje, diante de homens sedentos por grandezas humanas, Jesus apresenta as crianças como modelo da “pequenez” necessária para a entrada no Reino de Deus. E ressalta que (v. 10) esses pequenos estão sob a guarda de anjos que contemplam a Deus. A lição é que o Senhor cuida de seus “pequenos”, aqueles que não têm onde se apoiar, a não ser no próprio Deus.

Os grandes, os importantes aos olhos do mundo – seja por sua posição de mando, sua conta bancária ou por seu arsenal atômico – confiam apenas em seu poder pessoal e, por isso mesmo, julgam inútil algum tipo de dependência em relação a Deus.

A criança é para nós o modelo – tão bem adotado por Santa Teresinha de Lisieux! – de uma vida frágil, mas apoiada em Deus, ainda incompleta, mas abandonada ao Pai celeste, sem recursos materiais, mas conduzida pelo Espírito Santo.

Natural, um Deus que é Pai não deixaria de cuidar atentamente pelos pequeninos que nele confiam.

Orai sem cessar: “Meu refúgio, meu Deus em quem confio!” (Sl 91,2)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.