L Liturgia

Liturgia de 24 de outubro de 2018

QUARTA FEIRA – XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde – ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

 

Oração do dia

 

- Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Ef 3,2-12

 

- Leitura da carta de são Paulo aos Efésios: Irmãos, 2se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3como, por revelação, tive conhecimento do mistério, tal como o esbocei rapidamente. 4Ao ler-me, podeis conhecer a percepção que eu tenho do mistério de Cristo. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens de gerações passadas mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. 7Disto eu fui feito ministro pelo dom da graça que Deus me concedeu no exercício de seu poder. 8Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 9e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo. 10Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximar de Deus com toda confiança.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl (Is) 12,2-3.4bcd.5-6 (R: 3)

 

- Com alegria bebereis do manancial da salvação.

R: Com alegria bebereis do manancial da salvação.


- Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.

R: Com alegria bebereis do manancial da salvação.


- E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

R: Com alegria bebereis do manancial da salvação.


- Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”.

R: Com alegria bebereis do manancial da salvação.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor  há de vir (Mt 24,42.44).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 12,39-48

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

- Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!   

  

Liturgia comentada
A hora em que o ladrão virá... (Lc 12,39-48)

Estranho, não, o Senhor se comparar a um ladrão? O mesmo Senhor que, no Calvário, convidou outro ladrão a inaugurar o Paraíso, fechado desde Gênesis 3? Pois as coisas são assim: nosso Deus – que veio, vem e virá – fala de sua Vinda como a irrupção inesperada de um assaltante na escuridão da noite. Quando as sentinelas da cidade, em vigília sobre a muralha de pedra, anunciarem: “Paz e segurança!”, nesse mesmo instante seremos acordados do sono pelo advento do Senhor e Juiz universal...

Eis o mistério de fé que proclamamos ao rezar o Símbolo dos Apóstolos: “Creio em Jesus Cristo [...], que está sentado à direita de Deus Pai, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.” Um juízo que será uma separação entre benditos e malditos, eleitos e condenados, cordeiros e bodes (pois Jesus usou a imagem dos pastores ao final do dia, separando os carneiros, que têm capotes naturais de lã, dos cabritos, que deveriam dormir sob a proteção do curral).

Quando será o juízo? Quando virá o Juiz? Temos a resposta no “Catecismo da Igreja Católica” (673): “A partir da Ascensão, o advento de Cristo na glória é iminente, embora não nos ‘caiba conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade’ (At 1,7). Este acontecimento escatológico pode ocorrer a qualquer momento, ainda que estejam ‘retidos’ tanto ele como a provação final que há de precedê-lo.”

E ainda: “No dia do juízo, por ocasião do fim do mundo, Cristo virá na glória para realizar o triunfo definitivo do bem sobre o mal, os quais, como o trigo e o joio, terão crescido juntos ao longo da história.” (C.I.C., 681.) Este “dia” será a ocasião para glorificação definitiva do Filho de Deus, após as etapas de sua ressurreição e ascensão.

Na verdade, o “dia do juízo” pode ser o dia de nossa morte. Trata-se, então, do “juízo particular”, que define de uma vez por todas o nosso destino eterno. Conforme a Carta aos Hebreus, “está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo”. (Hb 9,27.) O cristão sabe que não pode transferir para uma hipotética reencarnação o seu “acerto de contas”. Por isso mesmo, confere ao tempo de vida o seu devido valor.

Atentos ao advento de Jesus, vivamos o tempo com os olhos no eterno.

Orai sem cessar: “Minha alma espera pelo Senhor, mais ansiosa do que os vigias pela manhã.” (Sl 130,6)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.