L Liturgia

Liturgia de 08 de novembro de 2018

QUINTA FEIRA – XXXI SEMANA COMUM
(verde – ofício do dia )

Antífona da entrada

 

- Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22).

 

Oração do dia

 

- Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Fl 3,3-8

 

- Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses: Irmãos, 3os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, pomos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne. 4Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Pois, se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu mais ainda. 5Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu, 6pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível. 7Mas essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo. 8aNa verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 105,2-3,4-5.6-7 (R: 3b)

 

- Exulte o coração dos que buscam o Senhor!

R: Exulte o coração dos que buscam o Senhor!


- Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!

R: Exulte o coração dos que buscam o Senhor!


- Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

R: Exulte o coração dos que buscam o Senhor!


- Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

R: Exulte o coração dos que buscam o Senhor!

 

 Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Vinde a mim todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 15,1-10

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

- Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!   


 

Liturgia comentada
Encontrei a minha ovelha! (Lc 15,1-10)

O pastor desta parábola oferece-nos a imagem de nosso Deus. O Senhor é um Deus que busca pelo homem. Desde o Gênesis, ouve-se o eco da sua voz: “Adão, onde estás?” (Gn 3,9) No outro extremo da Escritura, a voz insiste: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, eu entrarei e cearemos juntos, eu com ele e ele comigo”. (Ap 3,20)

A situação dos ateus e dos pecadores profissionais não abala em nada a decisão do Pastor: encontrar a ovelha perdida. A porta fechada continuará recebendo as suaves pancadas do Visitante noturno. Mesmo no frio da UTI, cérebro danificado, a alma espiritual ainda estará em diálogo com seu Deus.

Em seu Comentário aos Salmos, Santo Ambrósio de Milão assim se dirige ao Senhor:

“Aquele que tu procuras, tu podes encontrá-lo; aquele que encontras, digna-te de erguê-lo; e aquele que ergues, põe-no sobre os ombros. Este fardo de teu amor nunca te pesa em demasia, e nunca te cansas de prendê-lo nem tua justiça.

Vem, pois, Senhor, pois se é verdade que errei, eu não esqueci tua palavra e conservo a esperança do remédio.

Vem, Senhor, pois tu és o único a poder chamar ainda tua ovelha perdida; e às outras que vais deixar, não lhes causarás nenhum sofrimento: também elas se alegrarão ao verem o regresso do pecador.

Vem! Haverá salvação sobre a terra e haverá alegria no céu!

Não envies os teus servidores, não envies os mercenários, vem buscar pessoalmente a tua ovelha!”

Neste quadro comovedor, fica bem longe aquela imagem de um Deus justiceiro, espada em punho, sempre pronto a punir nossos erros e a castigar nossos pecados. Nós somos amados por Deus. Ele entregou o próprio Filho para nos salvar. Esta misericórdia sem limites não desanimará diante de nossa insistência na fuga. Por vales e campinas, o Pastor há de buscar por nós.

Chega a ser chocante que um cristão possa atravessar a existência sem experimentar de modo pessoal essa “atenção” do divino Pastor. Que extremo de frieza nos levaria a julgar que Deus fique indiferente à nossa dor? Neutro diante de nossos fracassos? Surdo aos nossos pedidos?

Ele morreu por nós. Se necessário, ele o faria de novo...

Orai sem cessar: “Eu mesmo apascentarei minhas ovelhas!” (Ez 34,15)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.