L Liturgia

Liturgia de 30 de dezembro de 2018

DOMINGO - SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ
(branco, glória, creio, pref. do Natal - ofício da festa)

 

Antífona da entrada

- Vieram apressados os pastores e encontraram Maria com José, e o menino deitado no presépio (Lc 2,16).

Oração do dia

 

- Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1 ª Leitura: Eclo 3, 3-7.14-17

- Leitura do livro do Eclesiástico: 3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. 4Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração cotidiana. 5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros.6Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. 7Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. 14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida, 16mas servirá para reparar os teus pecados 17ae, na justiça, será para tua edificação.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial Sl 128, 1-2.3.4-5 (R: 1)

- Felizes os que temem o senhor e trilham seus caminhos!

R: Felizes os que temem o senhor e trilham seus caminhos!

- Feliz és tu, se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

R: Felizes os que temem o senhor e trilham seus caminhos!

- A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

R: Felizes os que temem o senhor e trilham seus caminhos!

- Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

R: Felizes os que temem o senhor e trilham seus caminhos!

2ª Leitura: Cl 3, 12-21

- Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses: Irmãos: 12Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. 18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. 19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. 20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Que a paz de Cristo reine em vossos corações e ricamente habite em vós sua palavra! (Cl 3,15)

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 2,41-52.

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor!  


- 41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: - “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”.49Jesus respondeu: - “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. 52E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!  


Liturgia comentada
E fazendo perguntas... (Lc 2,41-52)

Após três dias de angustiada procura, Maria e José encontram o adolescente Jesus entre os doutores. E ele faz perguntas...

Apenas um sinal de que Jesus passará toda a sua vida a fazer perguntas, a colocar questionamentos – muitas vezes incômodos para nós. Na verdade, ele mesmo é a pergunta fundamental que interpela a cada um de nós.

Nas palavras de François Trévedy, OSB, “Jesus se põe no meio de nós como a Pergunta irredutível e inevitável”. E a resposta que lhe damos define de modo substantivo o sentido de nossa vida. Durante toda a sua vida pública, ele estará distribuindo perguntas em todas as direções: “Que procurais?” “Que queres que te faça?” “Quantos pães tendes?” “Por que tanto medo?” “Por que choras?” “Tu me amas?”

Também nós, em nossa inquietação, temos perguntas para Jesus: “Onde moras?” “És tu aquele que há de vir?” “É para nós esta parábola?” “São poucos os que se salvam?” “Que devo fazer para herdar a vida eterna?”

O autor beneditino nos aconselha a insistir em nossas perguntas: “Não tenhamos medo de nossas perguntas. Não ignoremos a Pergunta em pessoa que nos é proposta no presépio e na cruz, nas Escrituras e na história, em nossa vida cotidiana. A pergunta não é colocada como um simples volteio de frase; ela é proposta como um alicerce ainda mais fundamental que tudo o que julgávamos bem estabelecido neste mundo; ela é o abismo sobre o qual tudo está posto. Ela um caminho de existência, é a própria condição que Deus assumiu no meio de nós, em nós, porque ela é também a nossa condição. Humanamente, só vivemos em estado de pergunta...”

Responder a Jesus Cristo significa escolher um caminho, adotar um itinerário de vida. Alguns escolhem estacionar, criar raízes, edificar torres, estabelecer impérios. Outros – bem-aventurados! – preferem caminhar, seguir em frente, olhos no horizonte, galgar a montanha para encontrar o Menino.

Podem encontrá-lo na manjedoura, como os pastores. Encontrá-lo no Templo, como Maria e José. Encontrá-lo na escuridão da noite, como Nicodemos. Encontrá-lo na cruz, como o bom ladrão. Não importa onde o encontramos. Importa dar à nossa vida um sentido de resposta. E quando alguém duvidar de Cristo, poderemos dizer: minha vida é resposta ao Salvador.

Orai sem cessar: “Ele me invocará e lhe darei resposta...” (Sl 91,15)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.